sexta-feira, dezembro 30, 2011
Flashes de 2011 (8)...
Ao longo da sua centenária história o futebol conheceu inúmeras equipas e múltiplos jogadores que com o passar dos anos se tornaram lendas desta modalidade. Contudo nenhuma/nenhum como a máquina do FC Barcelona, para muitos dos críticos do futebol como o conjunto mais perfeito e encantador que alguma vez se viu. Uma orquestra comandado por um homem que também ele caminha a passos largos para se tornar no maior e melhor jogador de todos os tempos: Leo Messi.
Em 2011 o Barcelona deu mais uma prova da sua categórica superioridade, não só a nível interno (venceu mais um campeonato à custa do poderoso galático Real Madrid de Mourinho e Ronaldo) como também externo (com os triunfos na Liga dos Campeões, Supertaça Europeia, e Mundial de Clubes). Palavras para quê? Os factos falam por si.
Flashes de 2011 (7)...
Nos últimos tempos, e muito em particular neste ano que agora finda, as atenções do futebol mundial centraram-se quase que exclusivamente num duelo muito particular: Barcelona e Real Madrid. Não há um dia que passe em que os dois colossos espanhóis não façam parte das páginas dos jornais do Mundo inteiro, pelas melhores ou pelas piores razões. E a "apimentar" este duelo global estão essencialmente quatro homens, quatros astros do actual futebol. No campo Messi e Ronaldo, no banco Guardiola e Mourinho. Até agora o combate tem sido amplamente ganho pelos catalães.
Flashes de 2011 (6)...
Três regressos e um velho conhecido, este foi o saldo no que toca aos vencedores de quatro dos principais campeonatos europeus. O repetente morou em Inglaterra, onde o Manchester United não deu, um ano mais, hipótese à feroz concorrência formada por Chelsea, Liverpool, Arsenal, e agora também do Manhcester City. Regressados aos títulos de campeões nacionais estiveram o Lille (França), Milan (Itália) e o Borussia Dortmund (Alemanha).
Flashes de 2011 (5)...
E foi na América do Sul que se verificaram o regresso de dois colossos do futebol daquela zona do continente americano às grandes vitórias continentais. Por um lado o Uruguai que de forma categórica vencia a Copa América, por outro o Santos que desde a era de Pelé que não vencia a prova mais importantes de clubes sul-americanos, a Copa Libertadores. Para a história das competições ficam nomes como os uruguaios Forlán, Álvaro Pereira, Luis Suárez, Maxi Rodriguez, ou o brasileiro Neymar, que para muitos pode muito bem ser o próximo génio da bola.
Flashes de 2011 (4)...
Futebol jovem: a confirmação e a injustica. Este poderia ser um possível título para aquilo o que se verificou em 2011 no que toca ao futebol de formação. A Dinamarca acolheu o Europeu de sub-21, prova amplamente dominada por uma encantadora selecção de Espanha que confirmava assim que muito dificilmente o futebol espanhol vai abandonar a rota das grandes vitórias internacionais no futuro próximo. Injusta foi a vitória do Brasil no Mundial de sub-20, que decorreu na Colômbia. E injusta porque na final os canarinhos derrotariam aquela que por muitos dos especialistas foi apontada como a melhor selecção da prova, Portugal, num duelo onde os lusos apenas tombariam no prolongamento graças a um golpe de sorte dos sul-americanos. Mas o futebol nem sempre é um jogo justo, e os portugueses que o digam.
Flashes de 2011 (3)...
Tiremos agora o chapéu às senhoras do futebol. 2011 viu duas novas equipas inscreverem o seu nome no livro de ouro da modalidade na vertente feminina: o Japão e o Lyon. As primeiras venceram de forma surpreendente e impensável o Campeonato do Mundo que este ano teve lugar na Alemanha, deixando para trás potências como o Brasil, Estados Unidos, Suécia, e a própria Alemanha (campeão do Mundo em título à partida para a competição). Já as francesas levariam para casa a sua primeira Liga dos Campeões.
Flashes de 2011 (2)...
Cada vez mais popular um pouco por todos os cantos do Mundo o futsal conheceu em 2011 mais uma temporada de grandes emoções. Em especial no universo clubístico onde a Itália inscreveu pela primeira vez o seu nome na competição de clubes mais importante do planeta: a UEFA Futsal Cup. E fê-lo através do Montesilvano, emblema que em Almaty (Casaquistão) derrotaria na grande final do certame o Sporting por claros 5-2.
Flashes de 2011 (1)...
Comecemos esta nossa viagem pelo ano que agora está prestes a deixar-nos para em primeiro lugar recordar a queda do rei do futebol de praia planetário: o Brasil. Tal facto deu-se no último Campeonato do Mundo, realizado em Itália, onde os brasileiros cederam o trono à nova potência do "beach soccer", a Rússia, que na grande final simplesmente vulgarizou os canarinhos por uns expressivos 12-8... e podiam até ter sido mais!
Mas se o trono do beach soccer é agora ocupado pelos czars russos o "principado" da modalidade continua nas mãos do país do samba. Isto porque a FIFA levou a cabo neste ano a 1ª edição do Mundialito de Clubes, prova que decorreu nas areias de São Paulo e que reuniu algumas das melhores equipas/clubes do Mundo desta modalidade. No final o título ficava em casa... pese embora tenha viajado para a cidade do Rio de Janeiro pelas mãos do Vasco da Gama que assim se tornava no primeiro campeão mundial da história.
quinta-feira, dezembro 22, 2011
Eurotaças em números (31)...
TAÇA DOS CAMPEÕES EUROPEUS
Época 1985/86
1ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Gornik (Polónia) - Bayern (Alemanha Ocidental): 1-2/1-4
Dynamo Berlim (Alemanha Oriental) - Áustria Viena (Áustria): 0-2/1-2
Rabat Ajax (Malta) - Omonia (Chipre): 0-5/0-5
Honved (Hungria) - Shamrock Rovers (Rep.Irlanda): 2-0/3-1
Vejle (Dinamarca) - Steaua (Roménia): 1-1/1-4
Zenit Leningrad (União Soviética) - Valerenga (Noruega): 2-0/2-0
Kuusysi (Finlândia) - FK Sarajevo (Jugoslávia): 2-1/2-1
Linfield (Irlanda do Norte) - Servette (Suíça): 2-2/1-2
IA (Islândia) - Aberdeen (Escócia): 1-3/1-4
IFK Gotemburgo (Suécia) - Trakia Plovdiv (Bulgária): 3-2/2-1
Bordéus (França) - Fenerbahce (Turquia): 2-3/0-0
Sparta Praga (Checoslováquia) - Barcelona (Espanha): 1-2/1-0 (Barcelona vence por golos fora)
FC Porto (Portugal) - Ajax (Holanda): 2-0/0-0 (Golos lusos: Laureta, Celso)
Vídeo: PAOK - HELLAS VERONA
Hellas Verona (Itália) - PAOK (Grécia): 3-1/2-1
Jeunesse Esch (Luxemburgo) - Juventus (Itália): 0-5/1-4
Isento: Anderlecht (Bélgica)
2ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Bayern (Alemanha Ocidental) - Áustria Viena (Áustria): 4-2/3-3
Anderlecht (Bélgica) - Omonia (Chipre): 1-0/3-1
Honved (Hungria) - Steaua (Roménia): 1-0/1-4
Zenit Leningrad (União Soviética) - Kuusysi (Finlândia): 2-1/1-3
Servette (Suíça) - Aberdeen (Escócia): 0-0/0-1
IFK Gotemburgo (Suécia) - Fenerbahce (Turquia): 4-0/1-2
Barcelona (Espanha) - FC Porto (Portugal): 2-0/1-3 (Barcelona vence por golos fora)(Golos lusos: Juary (3))
Hellas Verona (Itália) - Juventus (Itália): 0-0/0-2
Quartos-de-final (1ª e 2ª mãos)
Bayern (Alemanha Ocidental) - Anderlecht (Bélgica): 2-1/0-2
Steaua (Roménia) - Kuusysi (Finlândia): 0-0/1-0
Aberdeen (Escócia) - IFK Gotemburgo (Suécia): 2-2/0-0 (IFK vence por golos fora)
Barcelona (Espanha) - Juventus (Itália): 1-0/1-1
Meias-finais (1ª e 2ª mãos)
Anderlecht (Bélgica) - Steaua (Roménia): 1-0/0-3
IFK Gotemburgo (Suécia) - Barcelona (Espanha): 3-0/0-3 (Barcelona vence nos penaltis)
Final
Steaua (Roménia) - Barcelona (Espanha): 0-0 (2-0 nos penaltis)
Data: 7 de Maio de 1986
Estádio: Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilha (Espanha)
Árbitro: Michel Vautrot (França)
Steaua: Helmuth Duckadam, Stefan Iovan, Ilie Barbulescu, Adrian Bumbescu, Lucian Balan (Anghel Iordanescu, aos 72m), Miodrag Belodedici, Marius Lacatus, Mihail Majearu, Victor Piturca (Marin Radu, aos 107m), Gavril Balint, László Boloni. Treinador: Emerich Jenei
Barcelona: Urruti, Gerardo, Migueli, Julio Alberto, Víctor Muñoz, José Ramón Alexanko, Francisco Carrasco, Bernd Schuster (Josep Moratalla, aos 85m), Ángel Pedraza, Steve Archibald (Pichi Alonso, aos 106m), Marcos. Treinador: Terry VenablesJá sem as equipas inglesas, banidas pela UEFA por cinco anos na sequência da tragédia do Heysel ocorrida um ano antes, a TCE conheceu nas três épocas seguintes vencedores improváveis! O primeiro deles foi o Steaua de Bucareste que numa final morna disputada na tórrida Cidade de Sevilha bateu o poderoso FC Barcelona no desempate das grandes penalidades. Penaltis que foram mesmo o momento mais emotivo de uma desinteressante final, cabendo ao guarda-redes romeno Helmuth Duckadam arrecadar o estatuto de herói da noite após ter defendido os quatro "tiros ao alvo" do emblema catalão. O Steaua tornava-se assim na primeira equipa de leste a vencer a prova rainha da UEFA.
Vídeo: STEAUA - BARCELONA
Melhor marcador:Torbjorn Nilsson (IFK Gotemburgo): 7 golos
TAÇA DAS TAÇAS
Época 1985/86
1ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Rapid Viena (Áustria) - Tatabányai (Hungria): 5-0/1-1
Fram (Islândia) - Glentoran (Irlanda do Norte): 3-1/0-1
Mónaco (França) - Universitatea Craiova (Roménia): 2-0/0-3
Utrecht (Holanda) - Dynamo Kiev (União Soviética): 2-1/1-4
AEL Limassol (Chipre) - Dukla Praga (Checoslováquia): 2-2/0-4
AIK (Suécia) - Red Boys Differdange (Luxemburgo): 8-0/5-0
Larissa (Grécia) - Sampdoria (Itália): 1-1/0-1
Lyngby (Dinamarca) - Galway Utd. (Rep.Irlanda): 1-0/3-2
Estrela Vermelha (Jugoslávia) - Aarau (Suíça): 2-0/2-2
Fredrikstad (Noruega) - Bangor City (País de Gales): 1-1/0-0 (Bangor vence por golos fora)
Atlético Madrid (Espanha) - Celtic (Escócia): 1-1/2-1
HJK Helsínquia (Finlândia) - Flamurtari (Albânia): 3-2/2-1
Cercle Brugge (Bélgica) - Dynamo Dresden (Alemanha Oriental): 3-2/1-2 (Dynamo vence por golos fora)
Zurrieq (Malta) - Bayer Uerdingen (Alemanha Ocidental): 0-3/0-9
Galatasaray (Turquia) - Lodz (Polónia): 1-0/1-2 (Galatasaray vence por golos fora)
Isento: Benfica (Portugal)
2ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Rapid Viena (Áustria) - Fram (Islândia): 3-0/1-2
Universitatea Craiova (Roménia) - Dynamo Kiev (União Soviética): 2-2/0-3
Dukla Praga (Checoslováquia) - AIK (Suécia): 1-0/2-2
Benfica (Portugal) - Sampdoria (Itália): 2-0/0-1 (Golos lusos: Diamantino, Rui Águas)
Lyngby (Dinamarca) - Estrela Vermelha (Jugoslávia): 2-2/1-3
Bangor City (País de Gales) - Atlético Madrid (Espanha): 0-2/0-1
HJK Helsínquia (Finlândia) - Dynamo Dresden (Alemanha Oriental): 1-0/2-7
Bayer Uerdingen (Alemanha Ocidental) - Galatasaray (Turquia): 2-0/1-1
Quartos-de-final (1ª e 2ª mãos)
Rapid Viena (Áustria) - Dynamo Kiev (União Soviética): 1-4/1-5
Dukla Praga (Checoslováquia) - Benfica (Portugal): 1-0/1-2 (Dukla vence por golos fora)(Golos lusos: Carlos Manuel, Manniche)
Estrela Vermelha (Jugoslávia) - Atlético Madrid (Espanha): 0-2/1-1
Dynamo Dresden (Alemanha Oriental) - Bayer Uerdingen (Alemanha Ocidental): 2-0/3-7
Meias-finais (1ª e 2ª mãos)
Dynamo Kiev (União Soviética) - Dukla Praga (Checoslováquia): 3-0/1-1
Atlético Madrid (Espanha) - Bayer Uerdingen (Alemanha Ocidental): 1-0/3-2
Final
Dynamo Kiev (União Soviética) - Atlético Madrid (Espanha): 3-0
Data: 2 de Maio de 1986
Estádio: Gerland, em Lyon (França)
Árbitro: Franz Wohrer (Áustria)
Dynamo Kiev: Chanov; Baltacha (Bal, aos 38m), Bessonov, Kuznetsov, Demianenko; Rats, Yakovenko, Yaremchuk, Zavarov (Yevtushenko, aos 70m); Belanov, Blokhin. Treinador: Valeri Lobanovsky
Atlético Madrid: Fillol; Tomás, Arteche, Ruiz, Clemente; Prieto, E.Quique, Marina, Landáburu (Setién, aos 61m); Cabrera, Da Silva. Treinador: Luis Aragonés
Golos: 1-0 (Zavarov, aos 5m), 2-0 (Blokhin, aos 85m), 3-0 (Yevtushenko, aos 88m)Uma nova e hiper talentosa geração de jogadores criada pelo "velho lobo" Lobanovsky oferecia ao Dynamo Kiev a segunda TVT da sua história.
Vídeo: DYNAMO KIEV - ATLÉTICO MADRID
Melhores marcadores: Yaremchuk (Dynamo Kiev), Funkel (Bayer Uerdingen): 6 golos
TAÇA UEFA
Época 1985/86
1ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Colónia (Alemanha Ocidental) - Sporting Gijón (Espanha): 0-0/2-1
AEK Atenas (Grécia) - Real Madrid (Espanha): 1-0/0-5
Auxerre (França) - Milan (Itália): 3-1/0-3
Apoel (Chipre) - Lokomotiv Sofia (Bulgária): 2-2/2-4
Athletic Bilbao (Espanha) - Besiktas (Turquia): 4-1/1-0
Boavista (Portugal) - Club Brugge (Bélgica): 4-3/1-3 (Golos lusos: José Rafael (2), Tonanha, Coelho/Coelho)
Bohemians (Rep.Irlanda) - Dundee Utd. (Escócia): 2-5/2-2
Borussia Monchengladbach (Alemanha Ocidental) - Lech (Polónia): 1-1/2-0
Coleraine (Irlanda do Norte) - Lokomotive Leipzig (Alemanha Oriental): 1-1/0-5
Dinamo Bucareste (Roménia) - Vardar (Jugoslávia): 2-1/0-1 (Vardar vence por golos fora)
Avenir Beggen (Luxemburgo) - PSV (Holanda): 0-2/0-4
Chornomorets Odessa (União Soviética) - Werder Bremen (Alemanha Ocidental): 2-1/2-3 (Odessa vence por golos fora)
Wismut Aue (Alemanha Oriental) - Dnipro (União Soviética): 1-3/1-2
Spartak Moscovo (União Soviética) - Turun Palloseura (Finlândia): 1-0/3-1
Gyori ETO (Hungria) - Bohemians Praga (Checoslováquia): 3-1/1-4
Hajduk Split (Jugoslávia) - Metz (França): 5-1/2-2
Inter (Itália) - St. Gallen (Suíça): 5-1/0-0
Waregem (Bélgica) - Aarhus (Dinamarca): 5-2/1-0
Dinamo Tirana (Albânia) - Hamrun (Malta): 1-0/0-0
Linz (Áustria) - Banik Ostrava (Checoslováquia): 2-0/1-0
Legia (Polónia) - Viking (Noruega): 3-0/1-1
Neuchâtel Xamax (Suíça) - Sportul Studentesc (Roménia): 3-0/4-4
Pirin Blagoevgrad (Bulgária) - Hammarby (Suécia): 1-3/0-4
Portimonense (Portugal) - Partizan (Jugoslávia): 1-0/0-4 (Golo luso: Pita)
FC Liège (Bélgica) - Wacker Innsbruck (Áustria): 1-0/3-1
Rangers (Escócia) - Osasuna (Espanha): 1-0/0-2
Slavia Praga (Checoslováquia) - St. Mirren (Escócia): 1-0/0-3
Sparta (Holanda) - Hamburgo (Alemanha Ocidental): 2-0/0-2 (Sparta vence nos penaltis)
Sporting (Portugal) - Feyenoord (Holanda): 3-1/1-2 (Golos lusos: Manuel Fernandes (2), Jordão/Litos)
Torino (Itália) - Panathinaikos (Grécia): 2-1/1-1
Valur (Islândia) - Nantes (França): 2-1/0-3
Videoton (Hungria) - Malmo (Suécia): 1-0/2-3 (Videoton vence por golos fora)
2ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Colónia (Alemanha Ocidental) - Bohemians Praga (Checoslováquia): 4-0/4-2
Milan (Itália) - Lokomotive Leipzig (Alemanha Oriental): 2-0/1-3 (Milan vence por golos fora)
Dundee Utd. (Escócia) - Vardar (Jugoslávia): 2-0/1-1
Spartak Moscovo (União Soviética) - Club Brugge (Bélgica): 1-0/3-1
Partizan (Jugoslávia) - Nantes (França): 1-1/0-4
Hammarby (Suécia) - St. Mirren (Escócia): 3-3/2-1
Waregem (Bélgica) - Osasuna (Espanha): 2-0/1-2
Dinamo Tirana (Albânia) - Sporting (Portugal): 0-0/0-1 (Golo luso: Venâncio)
Linz (Áustria) - Inter (Itália): 1-0/0-4
Lokomotiv Sofia (Bulgária) - Neuchâtel Xamax (Suíça): 1-1/0-0 (Neuchâtel vence por golos fora)
PSV (Holanda) - Dnipro (União Soviética): 2-2/0-1
FC Liège (Bélgica) - Athletic Bilbao (Espanha): 0-1/1-3
Real Madrid (Espanha) - Chornomorets Odessa (União Soviética): 2-1/0-0
Sparta (Holanda) - Borussia Monchengladbach (Alemanha Ocidental): 1-1/1-5
Torino (Itália) - Hajduk Split (Jugoslávia): 1-1/1-3
Videoton (Hungria) - Legia (Polónia): 0-1/1-1
Oitavos-de-final (1ª e 2º mãos)
Athletic Bilbao (Espanha) - Sporting (Portugal): 2-1/0-3 (Golos lusos: Meade/Manuel Fernandes, Meade, Sousa)
Borussia Monchengladbach (Alemanha Ocidental) - Real Madrid (Espanha): 5-1/0-4 (Real vence por golos fora)
Dundee Utd. (Escócia) - Neuchâtel Xamax (Suíça): 2-1/1-3
Dnipro (União Soviética) - Hajduk Split (Jugoslávia): 0-1/0-2
Spartak Moscovo (União Soviética) - Nantes (França): 0-1/1-1
Hammarby (Suécia) - Colónia (Alemanha Ocidental): 2-1/1-3
Inter (Itália) - Legia (Polónia): 0-0/1-0
Waregem (Bélgica) - Milan (Itália): 1-1/2-1
Quartos-de-final (1ª e 2ª mãos)
Hajduk Split (Jugoslávia) - Waregen (Bélgica): 1-0/0-1 (Waregen vence nos penaltis)
Inter (Itália) - Nantes (França): 3-0/3-3
Real Madrid (Espanha) - Neuchâtel Xamax (Suíça): 3-0/0-2
Sporting (Portugal) - Colónia (Alemanha Ocidental): 1-1/0-2 (Golo luso: Meade)
Meias-finais (1ª e 2ª mãos)
Colónia (Alemanha Ocidental) - Waregem (Bélgica): 4-0/3-3
Inter (Itália) - Real Madrid (Espanha): 3-1/1-5
Final (1ª mão)
Real Madrid (Espanha) - Colónia (Alemanha Ocidental): 5-1
Data: 30 de Abril de 1986
Estádio: Santiago Bernabéu, em Madrid (Espanha)
Árbitro: George Courtney (Inglaterra)
Real Madrid: Agustín; Salguero, Solana, Camacho; Martín Vázquez(Santillana), Míchel, Juanito, Gordillo; Butragueño, Hugo Sánchez, Valdano. Treinador: Luis Molowny
Colónia: Schumacher; Geils, Gielchen, Steiner, Prestin; Geilenkirchen, Honerbach; Bein (Hassler), Janssen; Littbarski (Dickel), Allofs. Treinador: Georg Kessler
Golos: 0-1 (Allofs, aos 29m), 1-1 (Hugo Sánchez, aos 38m), 2-1 (Gordillo, aos 42m), 3-1 (Valdano, aos 51m), 4-1 (Valdano, aos 84m), 5-1 (Santillana, aos 89m)
Vídeo: REAL MADRID - COLÓNIA
Final (2ª mão)
Colónia (Alemanha Ocidental) - Real Madrid (Espanha): 2-0
Data: 6 de Maio de 1986
Estádio: Olympiastadion, em Berlim (Alemanha Ocidental)
Árbitro: Bob Valentine (Escócia)
Colónia: Schumacher; Prestin, Gielchen, Geils (Schmitz); Geilenkirchen, Steiner, Bein, Hönerbach, Bein; Janssen (Pisanti), Littbarski, Allofs. Treinador: Georg Kessler
Real Madrid: Agustín; Chendo, Maceda, Solana, Camacho; Míchel, Gallego, Valdano, Gordillo; Butragueño (Juanito), Sánchez (Santillana). Treinador: Luis Molowny
Golos: 1-0 (Bein, aos 22m), 2-0 (Geilenkirchen, aos 72m)A jovem e talentosa "Quinta del Buitre" liderou o Real Madrid na conquista da segunda Taça UEFA consecutiva para os merengues. Martín Vásquez, Chendo, Míchel, Hugo Sánchez e um tal de Emilio Butragueño ficavam assim eternizados na história dos "blancos" e do próprio futebol espanhol.
Melhor marcador:Allofs (Colónia): 9 golos
SUPERTAÇA EUROPEIA
Época 1985/86
Steaua (Roménia) - Dynamo Kiev (União Soviética): 1-0
Data: 24 de Fevereiro de 1987
Estádio: Louis II, no Mónaco (França)
Steaua: Stingaciu; Iovan, Bumbescu, Stoica, Barbulescu, Belodedici, Boloni, Balan, Hagi (Balint, aos 84m), Lacatus (Majaru, aos 89m), Piturca. Treinador: Anghel Iordănescu
Dynamo Kiev: Chanov; Bal, Baltacha, Kuznetsov, Demianenko, Yevtushenko, Yakovenko, Rats, Belanov (Mikhailitchenko, aos 50m), Zavarov (Morozov, aos 77m), Blokhin. Treinador: Valeri Lobanovsky
Golo: 1-0 (Hagi, aos 44m)Disputada pela primeira vez naquele que é hoje em dia o grande palco das decisões da competição, o mesmo é dizer o Estádio Louis II, no Mónaco, a Supertaça Europeia equivalente à temporada de 85/86 seria conquistada pelos romenos do Steaua graças a um golo memorável da sua então jovem e promissora estrela Gica Hagi, jogador que com o passar dos anos se haveria de tornar no maior futebolista da história do futebol romeno.
Vídeo: STEAUA - DYNAMO KIEV
Época 1985/86
1ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Gornik (Polónia) - Bayern (Alemanha Ocidental): 1-2/1-4
Dynamo Berlim (Alemanha Oriental) - Áustria Viena (Áustria): 0-2/1-2
Rabat Ajax (Malta) - Omonia (Chipre): 0-5/0-5
Honved (Hungria) - Shamrock Rovers (Rep.Irlanda): 2-0/3-1
Vejle (Dinamarca) - Steaua (Roménia): 1-1/1-4
Zenit Leningrad (União Soviética) - Valerenga (Noruega): 2-0/2-0
Kuusysi (Finlândia) - FK Sarajevo (Jugoslávia): 2-1/2-1
Linfield (Irlanda do Norte) - Servette (Suíça): 2-2/1-2
IA (Islândia) - Aberdeen (Escócia): 1-3/1-4
IFK Gotemburgo (Suécia) - Trakia Plovdiv (Bulgária): 3-2/2-1
Bordéus (França) - Fenerbahce (Turquia): 2-3/0-0
Sparta Praga (Checoslováquia) - Barcelona (Espanha): 1-2/1-0 (Barcelona vence por golos fora)
Vídeo: AJAX - FC PORTO
Vídeo: HELLAS VERONA - PAOK
Vídeo: PAOK - HELLAS VERONA
Jeunesse Esch (Luxemburgo) - Juventus (Itália): 0-5/1-4
Isento: Anderlecht (Bélgica)
2ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Bayern (Alemanha Ocidental) - Áustria Viena (Áustria): 4-2/3-3
Anderlecht (Bélgica) - Omonia (Chipre): 1-0/3-1
Honved (Hungria) - Steaua (Roménia): 1-0/1-4
Zenit Leningrad (União Soviética) - Kuusysi (Finlândia): 2-1/1-3
Servette (Suíça) - Aberdeen (Escócia): 0-0/0-1
IFK Gotemburgo (Suécia) - Fenerbahce (Turquia): 4-0/1-2
Vídeo: FC PORTO - BARCELONA
Vídeo: HELLAS VERONA - JUVENTUS
Vídeo: JUVENTUS - HELLAS VERONA
Quartos-de-final (1ª e 2ª mãos)
Bayern (Alemanha Ocidental) - Anderlecht (Bélgica): 2-1/0-2
Steaua (Roménia) - Kuusysi (Finlândia): 0-0/1-0
Aberdeen (Escócia) - IFK Gotemburgo (Suécia): 2-2/0-0 (IFK vence por golos fora)
Barcelona (Espanha) - Juventus (Itália): 1-0/1-1
Meias-finais (1ª e 2ª mãos)
Anderlecht (Bélgica) - Steaua (Roménia): 1-0/0-3
IFK Gotemburgo (Suécia) - Barcelona (Espanha): 3-0/0-3 (Barcelona vence nos penaltis)
Final
Steaua (Roménia) - Barcelona (Espanha): 0-0 (2-0 nos penaltis)
Data: 7 de Maio de 1986
Estádio: Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilha (Espanha)
Árbitro: Michel Vautrot (França)
Steaua: Helmuth Duckadam, Stefan Iovan, Ilie Barbulescu, Adrian Bumbescu, Lucian Balan (Anghel Iordanescu, aos 72m), Miodrag Belodedici, Marius Lacatus, Mihail Majearu, Victor Piturca (Marin Radu, aos 107m), Gavril Balint, László Boloni. Treinador: Emerich Jenei
Barcelona: Urruti, Gerardo, Migueli, Julio Alberto, Víctor Muñoz, José Ramón Alexanko, Francisco Carrasco, Bernd Schuster (Josep Moratalla, aos 85m), Ángel Pedraza, Steve Archibald (Pichi Alonso, aos 106m), Marcos. Treinador: Terry VenablesJá sem as equipas inglesas, banidas pela UEFA por cinco anos na sequência da tragédia do Heysel ocorrida um ano antes, a TCE conheceu nas três épocas seguintes vencedores improváveis! O primeiro deles foi o Steaua de Bucareste que numa final morna disputada na tórrida Cidade de Sevilha bateu o poderoso FC Barcelona no desempate das grandes penalidades. Penaltis que foram mesmo o momento mais emotivo de uma desinteressante final, cabendo ao guarda-redes romeno Helmuth Duckadam arrecadar o estatuto de herói da noite após ter defendido os quatro "tiros ao alvo" do emblema catalão. O Steaua tornava-se assim na primeira equipa de leste a vencer a prova rainha da UEFA.
Vídeo: STEAUA - BARCELONA
Melhor marcador:Torbjorn Nilsson (IFK Gotemburgo): 7 golos
TAÇA DAS TAÇAS
Época 1985/86
1ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Rapid Viena (Áustria) - Tatabányai (Hungria): 5-0/1-1
Fram (Islândia) - Glentoran (Irlanda do Norte): 3-1/0-1
Mónaco (França) - Universitatea Craiova (Roménia): 2-0/0-3
Utrecht (Holanda) - Dynamo Kiev (União Soviética): 2-1/1-4
AEL Limassol (Chipre) - Dukla Praga (Checoslováquia): 2-2/0-4
AIK (Suécia) - Red Boys Differdange (Luxemburgo): 8-0/5-0
Larissa (Grécia) - Sampdoria (Itália): 1-1/0-1
Lyngby (Dinamarca) - Galway Utd. (Rep.Irlanda): 1-0/3-2
Estrela Vermelha (Jugoslávia) - Aarau (Suíça): 2-0/2-2
Fredrikstad (Noruega) - Bangor City (País de Gales): 1-1/0-0 (Bangor vence por golos fora)
Atlético Madrid (Espanha) - Celtic (Escócia): 1-1/2-1
HJK Helsínquia (Finlândia) - Flamurtari (Albânia): 3-2/2-1
Cercle Brugge (Bélgica) - Dynamo Dresden (Alemanha Oriental): 3-2/1-2 (Dynamo vence por golos fora)
Zurrieq (Malta) - Bayer Uerdingen (Alemanha Ocidental): 0-3/0-9
Galatasaray (Turquia) - Lodz (Polónia): 1-0/1-2 (Galatasaray vence por golos fora)
Isento: Benfica (Portugal)
2ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Rapid Viena (Áustria) - Fram (Islândia): 3-0/1-2
Universitatea Craiova (Roménia) - Dynamo Kiev (União Soviética): 2-2/0-3
Dukla Praga (Checoslováquia) - AIK (Suécia): 1-0/2-2
Benfica (Portugal) - Sampdoria (Itália): 2-0/0-1 (Golos lusos: Diamantino, Rui Águas)
Lyngby (Dinamarca) - Estrela Vermelha (Jugoslávia): 2-2/1-3
Bangor City (País de Gales) - Atlético Madrid (Espanha): 0-2/0-1
HJK Helsínquia (Finlândia) - Dynamo Dresden (Alemanha Oriental): 1-0/2-7
Bayer Uerdingen (Alemanha Ocidental) - Galatasaray (Turquia): 2-0/1-1
Quartos-de-final (1ª e 2ª mãos)
Rapid Viena (Áustria) - Dynamo Kiev (União Soviética): 1-4/1-5
Dukla Praga (Checoslováquia) - Benfica (Portugal): 1-0/1-2 (Dukla vence por golos fora)(Golos lusos: Carlos Manuel, Manniche)
Estrela Vermelha (Jugoslávia) - Atlético Madrid (Espanha): 0-2/1-1
Dynamo Dresden (Alemanha Oriental) - Bayer Uerdingen (Alemanha Ocidental): 2-0/3-7
Meias-finais (1ª e 2ª mãos)
Dynamo Kiev (União Soviética) - Dukla Praga (Checoslováquia): 3-0/1-1
Atlético Madrid (Espanha) - Bayer Uerdingen (Alemanha Ocidental): 1-0/3-2
Final
Dynamo Kiev (União Soviética) - Atlético Madrid (Espanha): 3-0
Data: 2 de Maio de 1986
Estádio: Gerland, em Lyon (França)
Árbitro: Franz Wohrer (Áustria)
Dynamo Kiev: Chanov; Baltacha (Bal, aos 38m), Bessonov, Kuznetsov, Demianenko; Rats, Yakovenko, Yaremchuk, Zavarov (Yevtushenko, aos 70m); Belanov, Blokhin. Treinador: Valeri Lobanovsky
Atlético Madrid: Fillol; Tomás, Arteche, Ruiz, Clemente; Prieto, E.Quique, Marina, Landáburu (Setién, aos 61m); Cabrera, Da Silva. Treinador: Luis Aragonés
Golos: 1-0 (Zavarov, aos 5m), 2-0 (Blokhin, aos 85m), 3-0 (Yevtushenko, aos 88m)Uma nova e hiper talentosa geração de jogadores criada pelo "velho lobo" Lobanovsky oferecia ao Dynamo Kiev a segunda TVT da sua história.
Vídeo: DYNAMO KIEV - ATLÉTICO MADRID
Melhores marcadores: Yaremchuk (Dynamo Kiev), Funkel (Bayer Uerdingen): 6 golos
TAÇA UEFA
Época 1985/86
1ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Colónia (Alemanha Ocidental) - Sporting Gijón (Espanha): 0-0/2-1
AEK Atenas (Grécia) - Real Madrid (Espanha): 1-0/0-5
Auxerre (França) - Milan (Itália): 3-1/0-3
Apoel (Chipre) - Lokomotiv Sofia (Bulgária): 2-2/2-4
Athletic Bilbao (Espanha) - Besiktas (Turquia): 4-1/1-0
Vídeo: CLUB BRUGGE - BOAVISTA
Bohemians (Rep.Irlanda) - Dundee Utd. (Escócia): 2-5/2-2
Borussia Monchengladbach (Alemanha Ocidental) - Lech (Polónia): 1-1/2-0
Coleraine (Irlanda do Norte) - Lokomotive Leipzig (Alemanha Oriental): 1-1/0-5
Dinamo Bucareste (Roménia) - Vardar (Jugoslávia): 2-1/0-1 (Vardar vence por golos fora)
Avenir Beggen (Luxemburgo) - PSV (Holanda): 0-2/0-4
Chornomorets Odessa (União Soviética) - Werder Bremen (Alemanha Ocidental): 2-1/2-3 (Odessa vence por golos fora)
Wismut Aue (Alemanha Oriental) - Dnipro (União Soviética): 1-3/1-2
Spartak Moscovo (União Soviética) - Turun Palloseura (Finlândia): 1-0/3-1
Gyori ETO (Hungria) - Bohemians Praga (Checoslováquia): 3-1/1-4
Hajduk Split (Jugoslávia) - Metz (França): 5-1/2-2
Inter (Itália) - St. Gallen (Suíça): 5-1/0-0
Waregem (Bélgica) - Aarhus (Dinamarca): 5-2/1-0
Dinamo Tirana (Albânia) - Hamrun (Malta): 1-0/0-0
Linz (Áustria) - Banik Ostrava (Checoslováquia): 2-0/1-0
Legia (Polónia) - Viking (Noruega): 3-0/1-1
Neuchâtel Xamax (Suíça) - Sportul Studentesc (Roménia): 3-0/4-4
Pirin Blagoevgrad (Bulgária) - Hammarby (Suécia): 1-3/0-4
Vídeo: PORTIMONENSE - PARTIZAN
FC Liège (Bélgica) - Wacker Innsbruck (Áustria): 1-0/3-1
Rangers (Escócia) - Osasuna (Espanha): 1-0/0-2
Slavia Praga (Checoslováquia) - St. Mirren (Escócia): 1-0/0-3
Sparta (Holanda) - Hamburgo (Alemanha Ocidental): 2-0/0-2 (Sparta vence nos penaltis)
Vídeo: SPORTING - FEYENOORD
Vídeo: FEYENOORD - SPORTING
Torino (Itália) - Panathinaikos (Grécia): 2-1/1-1
Valur (Islândia) - Nantes (França): 2-1/0-3
Videoton (Hungria) - Malmo (Suécia): 1-0/2-3 (Videoton vence por golos fora)
2ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Colónia (Alemanha Ocidental) - Bohemians Praga (Checoslováquia): 4-0/4-2
Milan (Itália) - Lokomotive Leipzig (Alemanha Oriental): 2-0/1-3 (Milan vence por golos fora)
Dundee Utd. (Escócia) - Vardar (Jugoslávia): 2-0/1-1
Spartak Moscovo (União Soviética) - Club Brugge (Bélgica): 1-0/3-1
Partizan (Jugoslávia) - Nantes (França): 1-1/0-4
Hammarby (Suécia) - St. Mirren (Escócia): 3-3/2-1
Waregem (Bélgica) - Osasuna (Espanha): 2-0/1-2
Vídeo: SPORTING - DINAMO TIRANA
Linz (Áustria) - Inter (Itália): 1-0/0-4
Lokomotiv Sofia (Bulgária) - Neuchâtel Xamax (Suíça): 1-1/0-0 (Neuchâtel vence por golos fora)
PSV (Holanda) - Dnipro (União Soviética): 2-2/0-1
FC Liège (Bélgica) - Athletic Bilbao (Espanha): 0-1/1-3
Real Madrid (Espanha) - Chornomorets Odessa (União Soviética): 2-1/0-0
Sparta (Holanda) - Borussia Monchengladbach (Alemanha Ocidental): 1-1/1-5
Torino (Itália) - Hajduk Split (Jugoslávia): 1-1/1-3
Videoton (Hungria) - Legia (Polónia): 0-1/1-1
Oitavos-de-final (1ª e 2º mãos)
Vídeo: ATHLETIC BILBAO - SPORTING
Borussia Monchengladbach (Alemanha Ocidental) - Real Madrid (Espanha): 5-1/0-4 (Real vence por golos fora)
Dundee Utd. (Escócia) - Neuchâtel Xamax (Suíça): 2-1/1-3
Dnipro (União Soviética) - Hajduk Split (Jugoslávia): 0-1/0-2
Spartak Moscovo (União Soviética) - Nantes (França): 0-1/1-1
Hammarby (Suécia) - Colónia (Alemanha Ocidental): 2-1/1-3
Inter (Itália) - Legia (Polónia): 0-0/1-0
Waregem (Bélgica) - Milan (Itália): 1-1/2-1
Quartos-de-final (1ª e 2ª mãos)
Hajduk Split (Jugoslávia) - Waregen (Bélgica): 1-0/0-1 (Waregen vence nos penaltis)
Inter (Itália) - Nantes (França): 3-0/3-3
Real Madrid (Espanha) - Neuchâtel Xamax (Suíça): 3-0/0-2
Vídeo: COLÓNIA - SPORTING
Meias-finais (1ª e 2ª mãos)
Colónia (Alemanha Ocidental) - Waregem (Bélgica): 4-0/3-3
Inter (Itália) - Real Madrid (Espanha): 3-1/1-5
Final (1ª mão)
Real Madrid (Espanha) - Colónia (Alemanha Ocidental): 5-1
Data: 30 de Abril de 1986
Estádio: Santiago Bernabéu, em Madrid (Espanha)
Árbitro: George Courtney (Inglaterra)
Real Madrid: Agustín; Salguero, Solana, Camacho; Martín Vázquez(Santillana), Míchel, Juanito, Gordillo; Butragueño, Hugo Sánchez, Valdano. Treinador: Luis Molowny
Colónia: Schumacher; Geils, Gielchen, Steiner, Prestin; Geilenkirchen, Honerbach; Bein (Hassler), Janssen; Littbarski (Dickel), Allofs. Treinador: Georg Kessler
Golos: 0-1 (Allofs, aos 29m), 1-1 (Hugo Sánchez, aos 38m), 2-1 (Gordillo, aos 42m), 3-1 (Valdano, aos 51m), 4-1 (Valdano, aos 84m), 5-1 (Santillana, aos 89m)
Vídeo: REAL MADRID - COLÓNIA
Final (2ª mão)
Colónia (Alemanha Ocidental) - Real Madrid (Espanha): 2-0
Data: 6 de Maio de 1986
Estádio: Olympiastadion, em Berlim (Alemanha Ocidental)
Árbitro: Bob Valentine (Escócia)
Colónia: Schumacher; Prestin, Gielchen, Geils (Schmitz); Geilenkirchen, Steiner, Bein, Hönerbach, Bein; Janssen (Pisanti), Littbarski, Allofs. Treinador: Georg Kessler
Real Madrid: Agustín; Chendo, Maceda, Solana, Camacho; Míchel, Gallego, Valdano, Gordillo; Butragueño (Juanito), Sánchez (Santillana). Treinador: Luis Molowny
Golos: 1-0 (Bein, aos 22m), 2-0 (Geilenkirchen, aos 72m)A jovem e talentosa "Quinta del Buitre" liderou o Real Madrid na conquista da segunda Taça UEFA consecutiva para os merengues. Martín Vásquez, Chendo, Míchel, Hugo Sánchez e um tal de Emilio Butragueño ficavam assim eternizados na história dos "blancos" e do próprio futebol espanhol.
Melhor marcador:Allofs (Colónia): 9 golos
SUPERTAÇA EUROPEIA
Época 1985/86
Steaua (Roménia) - Dynamo Kiev (União Soviética): 1-0
Data: 24 de Fevereiro de 1987
Estádio: Louis II, no Mónaco (França)
Steaua: Stingaciu; Iovan, Bumbescu, Stoica, Barbulescu, Belodedici, Boloni, Balan, Hagi (Balint, aos 84m), Lacatus (Majaru, aos 89m), Piturca. Treinador: Anghel Iordănescu
Dynamo Kiev: Chanov; Bal, Baltacha, Kuznetsov, Demianenko, Yevtushenko, Yakovenko, Rats, Belanov (Mikhailitchenko, aos 50m), Zavarov (Morozov, aos 77m), Blokhin. Treinador: Valeri Lobanovsky
Golo: 1-0 (Hagi, aos 44m)Disputada pela primeira vez naquele que é hoje em dia o grande palco das decisões da competição, o mesmo é dizer o Estádio Louis II, no Mónaco, a Supertaça Europeia equivalente à temporada de 85/86 seria conquistada pelos romenos do Steaua graças a um golo memorável da sua então jovem e promissora estrela Gica Hagi, jogador que com o passar dos anos se haveria de tornar no maior futebolista da história do futebol romeno.
Vídeo: STEAUA - DYNAMO KIEV
quarta-feira, dezembro 21, 2011
Eurotaças em números (30)...
TAÇA DOS CAMPEÕES EUROPEUS
Época 1984/85
1ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Ilves (Finlândia) - Juventus (Itália): 0-4/1-2
Grasshopper (Suíça) - Honved (Hungria): 3-1/1-2
Valerenga (Noruega) - Sparta Praga (Checoslováquia): 3-3/0-2
Labinoti Elbasan (Albânia) - Lyngby (Dinamarca): 0-3/0-3
Bordéus (França) - Athletic Bilbao (Espanha): 3-2/0-0
Dinamo Bucareste (Roménia) - Omonia (Chipre): 4-1/1-2
Levski-Spartak (Bulgária) - Estugarda (Alemanha Ocidental): 1-1/2-2 (Levski vence por golos fora)
Trabzonspor (Turquia) - Dnipro (União Soviética): 1-0/0-3
Aberdeen (Escócia) - Dynamo Berlim (Alemanha Oriental): 2-1/1-2 (Dynamo vence nos penaltis)
Áustria Viena (Áustria) - Valletta FC (Malta): 4-0/4-0
Lech (Polónia) - Liverpool (Inglaterra): 0-1/0-4
Estrela Vermelha (Jugoslávia) - Benfica (Portugal): 3-2/0-2 (Golos lusos: Diamantino, Elzener (p.b.)/Carlos Manuel (2))
Avenir Beggen (Luxemburgo) - IFK Gotemburgo (Suécia): 0-8/0-9
IA (Islândia) - Beveren (Bélgica): 2-2/0-5
Feyenoord (Holanda) - Panathinaikos (Grécia): 0-0/1-2
Linfield (Irlanda do Norte) - Shamrock Rovers (Rep.Irlanda): 0-0/1-1 (Linfield vence por golos fora)
2ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Juventus (Itália) - Grasshopper (Suíça): 2-0/4-2
Sparta Praga (Checoslováquia) - Lyngby (Dinamarca): 0-0/2-1
Bordéus (França) - Dinamo Bucareste (Roménia): 1-0/1-1
Levski-Spartak (Bulgária) - Dnipro (União Soviética): 3-1/0-2 (Dnipro vence por golos fora)
Dynamo Berlim (Alemanha Oriental) - Áustria Viena (Áustria): 3-3/1-2
Liverpool (Inglaterra) - Benfica (Portugal): 3-1/0-1 (Golos lusos: Diamantino/Manniche)
IFK Gotemburgo (Suécia) - Beveren (Bélgica): 1-0/1-2 (IFK vence por golos fora)
Panathinaikos (Grécia) - Linfield (Irlanda do Norte): 2-1/3-3
Quartos-de-final (1ª e 2ª mãos)
Juventus (Itália) - Sparta Praga (Checoslováquia): 3-0/0-1
Bordéus (França) - Dnipro (União Soviética): 1-1/1-1 (Bordéus vence nos penaltis)
Vídeo: LIVERPOOL - ÁUSTRIA VIENA
Áustria Viena (Áustria) - Liverpool (Inglaterra): 1-1/1-4
IFK Gotemburgo (Suécia) - Panathinaikos (Grécia): 0-1/2-2
Meias-finais (1ª e 2ª mãos)
Juventus (Itália) - Bordéus (França): 3-0/0-2
Final
Juventus (Itália) - Liverpool (Inglaterra): 1-0
Data: 29 de Maio de 1985
Estádio: Heysel, em Bruxelas (Bélgica)
Árbitro: André Daina (Suíça)
Juventus: Stefano Tacconi, Luciano Favero, Antonio Cabrini, Massimo Bonini, Sergio Brio, Gaetano Scirea, Massimo Briaschi (Cesare Prandelli, aos 84m), Marco Tardelli, Paolo Rossi (Benimiano Vignola, aos 89m), Michel Platini, Zbigniew Boniek. Treinador: Giovanni Trapattoni
Liverpool: Bruce Grobbelaar, Phil Neal, Jim Beglin, Mark Lawrenson (Gary Gillespie, aos 4m), Steve Nicol, Alan Hansen, Kenny Dalglish, Ronnie Whelan, Ian Rush, Paul Walsh (Craig Johnston, aos 46m), John Wark. Treinador: Joe Fagan
Golo: 1-0 (Platini, aos 56m)
Melhores marcadores: Platini (Juventus), Nilsson (IFK Gotemburgo): 7 golos
TAÇA DAS TAÇAS
Época 1984/85
1ª Eliminatória (1ª e 2ª mão)
Bayern (Alemanha Ocidental) - Moss (Noruega): 4-1/2-1
Trakia Plovdiv (Bulgária) - Union Luxembourg (Luxemburgo): 4-0/1-1
Roma (Itália) - Steaua (Roménia): 1-0/0-0
Wrexham (País de Gales) - FC Porto (Portugal): 1-0/3-4 (Wrexham vence por golos fora) (Golos lusos: Gomes (2), Jaime Magalhães, Futre)
Inter Bratislava (Checoslováquia) - Kuusysi Lahti (Finlândia): 2-1/0-0
UC Dublin (Rep.Irlanda) - Everton (Inglaterra): 0-0/0-1
KB (Dinamarca) - Fortuna Sittard (Holanda): 0-0/0-3
Wisla (Polónia) - IBV (Islândia): 4-2/3-1
Malmo (Suécia) - Dynamo Dresden (Alemanha Oriental): 2-0/1-4
Metz (França) - Barcelona (Espanha): 2-4/4-1
Rapid Viena (Áustria) - Besiktas (Turquia): 4-1/1-1
Gent (Bélgica) - Celtic (Escócia): 1-0/0-3
Siófoki Bányász (Hungria) - AE Larissa (Grécia): 1-1/0-2
Apoel (Chipre) - Servette (Suíça): 0-3/1-3
Dinamo Moscovo (União Soviética) - Hajduk Split (Jugoslávia): 1-0/5-2
Ballymena Utd. (Irlanda do Norte) - Hamrun (Malta): 0-1/1-2
2ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Bayern (Alemanha Ocidental) - Trakia Plovdiv (Bulgária): 4-1/0-2
Roma (Itália) - Wrexham (País de Gales): 2-0/1-0
Inter Bratislava (Checoslováquia) - Everton (Inglaterra): 0-1/0-3
Fortuna Sittard (Holanda) - Wisla (Polónia): 2-0/1-2
Dynamo Dresden (Alemanha Oriental) - Metz (França): 3-1/0-0
Rapid Viena (Áustria) - Celtic (Escócia): 3-1/1-0
AE Larissa (Grécia) - Servette (Suíça): 2-1/1-0
Dinamo Moscovo (União Soviética) - Hamrun (Malta): 5-0/1-0
Quartos-de-final (1ª e 2ª mãos)
Bayern (Alemanha Ocidental) - Roma (Itália): 2-0/2-1
Everton (Inglaterra) - Fortuna Sittard (Holanda): 3-0/2-0
Dynamo Dresden (Alemanha Oriental) - Rapid Viena (Áustria): 3-0/0-5
AE Larissa (Grécia) - Dinamo Moscovo (União Soviética): 0-0/0-1
Meias-finais (1ª e 2ª mãos)
Bayern (Alemanha Ocidental) - Everton (Inglaterra): 0-0/1-3
Rapid Viena (Áustria) - Dinamo Moscovo (União Soviética): 3-1/1-1
Final
Everton (Inglaterra) - Rapid Viena (Áustria): 3-1
Data: 15 de Maio de 1985
Estádio: Feyenoord Stadion, em Roterdão (Holanda)
Árbitro: Paolo Casarin (Itália)
Everton: Southall; Stevens, Van den Hauwe, Ratcliffe, Mountfield; Reid, Steven, Bracewell, Sheedy; Gray, Sharp. Treinador: Howard Kendall
Rapid Viena: Konsel; Lainer, Weber, Garger, Brauneder; Hrstic, Kranjcar, Kienast, Weinhofer (Panenka);Pacult (Gross), Krankl. Treinador: Otto Baric
Melhores marcadores:Gray (Everton), Panenka (Rapid Viena), Gasaev (Dinamo Moscovo): 5 golos
TAÇA UEFA
Época 1984/85
1ª Eliminatória (1ª e 2ª mão)
Colónia (Alemanha Ocidental) - Pogon (Polónia): 2-1/1-0
AIK (Suécia) - Dundee Utd. (Escócia): 1-0/0-3
Mónaco (França) - CSKA Sofia (Bulgária): 2-2/1-2
Bohemians (Rep.Irlanda) - Rangers (Escócia): 3-2/0-2
Dinamo Minsk (União Soviética) - HJK Helsínquia (Finlândia): 4-0/6-0
Red Boys Differdange (Luxemburgo) - Ajax (Holanda): 0-0/0-14
Bohemians Praga (Checoslováquia) - Apollon Limassol (Chipre): 6-1/2-2
Sion (Suíça) - Atlético Madrid (Espanha): 1-0/3-2
Sliven (Bulgária) - Zeljeznicar (Jugoslávia): 1-0/1-5
Vorwarts Frankfurt (Alemanha Oriental) - PSV (Holanda): 2-0/0-3
Fenerbahce (Turquia) - Fiorentina (Itália): 0-1/0-2
Dukla Bystrica (Checoslováquia) - Borussia Monchengladbach (Alemanha Ocidental): 2-3/1-4
Glentoran (Irlanda do Norte) - Standard Liège (Bélgica): 1-1/0-2
KR (Islândia) - Queens Park Rangers (Inglaterra): 0-3/0-4
Lokomotive Leipzig (Alemanha Oriental) - Lillestrom (Noruega): 7-0/0-3
Manchester Utd. (Inglaterra) - Gyori ETO (Hungria): 3-0/2-2
Nottingham Forest (Inglaterra) - Club Brugge (Bélgica): 0-0/0-1
Odense (Dinamarca) - Spartak Moscovo (União Soviética): 1-5/1-2
Olympiakos (Grécia) - Neuchatel Xamax (Suíça): 1-0/2-2
Osters (Suécia) - Linz (Áustria): 0-1/0-1
Paris Saint-Germain (França) - Hearts (Escócia): 4-0/2-2
Anderlecht (Bélgica) - Werder Bremen (Alemanha Ocidental): 1-0/1-2 (Anderlecht vence por golos fora)
Rabat Ajax (Malta) - Partizan (Jugoslávia): 0-2/0-2
Betis (Espanha) - Universitatea Craiova (Roménia): 1-0/0-1 (Craiova vence nos penaltis)
Real Madrid (Espanha) - Wacker Innsbruck (Áustria): 5-0/0-2
Valladolid (Espanha) - NK Rijeka (Jugoslávia): 1-0/1-4
Braga (Portugal) - Tottenham (Inglaterra): 0-3/0-6
Southampton (Inglaterra) - Hamburgo (Alemanha Ocidental): 0-0/0-2
Sporting (Portugal) - Auxerre (França): 2-0/2-2 (Golos lusos: Manuel Fernandes, Jaime Pacheco/Oceano, Litos)
Sportul Studentesc (Roménia) - Inter (Itália): 1-0/0-2
Videoton (Hungria) - Dukla Praga (Checoslováquia): 1-0/0-0
Lodz (Polónia) - Aarhus (Dinamarca): 2-0/0-1
2ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Fiorentina (Itália) - Anderlecht (Bélgica): 1-1/2-6
Ajax (Holanda) - Bohemians Praga (Checoslováquia): 1-0/0-1 (Bohemians vence nos penaltis)
Borussia Monchengladbach (Alemanha Ocidental) - Lodz (Polónia): 3-2/0-1 (Lodz vence por golos fora)
Club Brugge (Bélgica) - Tottenham (Inglaterra): 2-1/0-3
Universitatea Craiova (Roménia) - Olympiakos (Grécia): 1-0/1-0
Zeljeznicar (Jugoslávia) - Sion (Suíça): 2-1/1-1
Hamburgo (Alemanha Ocidental) - CSKA Sofia (Bulgária): 4-0/2-1
Inter (Itália) - Rangers (Escócia): 3-0/1-3
Linz (Áustria) - Dundee Utd. (Escócia): 1-2/1-5
Lokomotive Leipzig (Alemanha Oriental) - Spartak Moscovo (União Soviética): 1-1/0-2
NK Rijeka (jugoslávia) - Real Madrid (Espanha): 3-1/0-3
Paris Saint-Germain (França) - Videoton (Hungria): 2-4/0-1
PSV (Holanda) - Manchester Utd. (Inglaterra): 0-0/0-1
Queens Park Rangers (Inglaterra) - Partizan (Jugoslávia): 6-2/0-4
Sporting (Portugal) - Dinamo Minsk (União Soviética): 2-0/0-2 (Dinamo vence nos penaltis) (Golos lusos: Manuel Fernandes, Borowski (p.b.))
Standard Liège (Bélgica) - Colónia (Alemanha Ocidental): 0-2/1-2
Oitavos-de-final (1ª e 2ª mãos)
Spartak Moscovo (União Soviética) - Colónia (Alemanha Ocidental): 1-0/0-2
Universitatea Craiova (Roménia) - Zeljeznicar (Jugoslávia): 2-0/0-4
Hamburgo (Alemanha Ocidental) - Inter (Itália): 2-1/0-1 (Inter vence por golos fora)
Manchester Utd. (Inglaterra) - Dundee Utd. (Escócia): 2-2/3-2
Anderlecht (Bélgica) - Real Madrid (Espanha): 3-0/1-6
Tottenham (Inglaterra) - Bohemians Praga (Checoslováquia): 2-0/1-1
Videoton (Hungria) - Partizan (Jugoslávia): 5-0/0-2
Lodz (Polónia) - Dinamo Minsk (União Soviética): 0-2/1-0
Quartos-de-final (1ª e 2ª mãos)
Zeljeznicar (Jugoslávia) - Dinamo Minsk (União Soviética): 2-0/1-1
Inter (Itália) - Colónia (Alemanha Ocidental): 1-0/3-1
Manchester Utd. (Inglaterra) - Videoton (Hungria): 1-0/0-1 (Videoton vence nos penaltis)
Tottenham (Inglaterra) - Real Madrid (Espanha): 0-1/0-0
Meias-finais (1ª e 2ª mãos)
Inter (Itália) - Real Madrid (Espanha): 2-0/0-3
Videoton (Hungria) - Zeljeznicar (Jugoslávia): 3-1/1-2
Final (1ª mão)
Videoton (Hungria) - Real Madrid (Espanha): 0-3
Data: 8 de Maio de 1985
Estádio: Sóstói, em Székesfehérvár (Hungria)
Árbitro: Michel Vautrot (França)
Videoton: P.Disztl; Borsányi, L.Disztl, Csuhay, Horváth; Palkovics, Végh, Wittman, Vadász; Novath (Gyenti, aos 62m), Burcsa. Treinador: Ferenc Kovács
Real Madrid: Miguel Ángel; Chendo, Sanchís, Stielike, Camacho; San José, Míchel, Gallego; Butragueño (Juanito, aos 80m), Santillana (Salguero, aos 86m), Valdano. Treinador: Luis Molowny
Golos: 0-1 (Míchel, aos 31m), 0-2 (Santillana, aos 77m), 0-3 (Valdano, aos 89m)
Final (2ª mão)
Real Madrid (Espanha) - Videoton (Hungria): 0-1
Data: 22 de Maio de 1985
Estádio: Santiago Bernabéu, em Madrid (Espanha)
Árbitro: Alexis Ponnet (Bélgica)
Real Madrid: Miguel Ángel; Chendo, Sanchís, Stielike, Camacho; San José, Míchel, Gallego; Butragueño, Santillana, Valdano (Juanito, aos 57m). Treinador: Luis Molowny
Videoton: P.Disztl; Csuhay, L.Disztl, Végh, Horváth; Burcsa, Csongrádi (Wittman, aos 51m), Vadász; Szabo, Májer, Novath (Palkovics, aos 57m). Treinador: Ferenc Kovács
Golo: 0-1 (Májer, aos 86m)
Melhores marcadores:
Bannister (Queens Park Rangers), Bahtic (Zeljeznicar): 7 golos
SUPERTAÇA EUROPEIA
Época 1984/85
Não se disputou
Época 1984/85
1ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Ilves (Finlândia) - Juventus (Itália): 0-4/1-2
Grasshopper (Suíça) - Honved (Hungria): 3-1/1-2
Valerenga (Noruega) - Sparta Praga (Checoslováquia): 3-3/0-2
Labinoti Elbasan (Albânia) - Lyngby (Dinamarca): 0-3/0-3
Bordéus (França) - Athletic Bilbao (Espanha): 3-2/0-0
Dinamo Bucareste (Roménia) - Omonia (Chipre): 4-1/1-2
Levski-Spartak (Bulgária) - Estugarda (Alemanha Ocidental): 1-1/2-2 (Levski vence por golos fora)
Trabzonspor (Turquia) - Dnipro (União Soviética): 1-0/0-3
Aberdeen (Escócia) - Dynamo Berlim (Alemanha Oriental): 2-1/1-2 (Dynamo vence nos penaltis)
Áustria Viena (Áustria) - Valletta FC (Malta): 4-0/4-0
Vídeo: LECH - LIVERPOOL
Vídeo: LIVERPOOL - LECH
Estrela Vermelha (Jugoslávia) - Benfica (Portugal): 3-2/0-2 (Golos lusos: Diamantino, Elzener (p.b.)/Carlos Manuel (2))
Avenir Beggen (Luxemburgo) - IFK Gotemburgo (Suécia): 0-8/0-9
IA (Islândia) - Beveren (Bélgica): 2-2/0-5
Feyenoord (Holanda) - Panathinaikos (Grécia): 0-0/1-2
Linfield (Irlanda do Norte) - Shamrock Rovers (Rep.Irlanda): 0-0/1-1 (Linfield vence por golos fora)
2ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Juventus (Itália) - Grasshopper (Suíça): 2-0/4-2
Sparta Praga (Checoslováquia) - Lyngby (Dinamarca): 0-0/2-1
Bordéus (França) - Dinamo Bucareste (Roménia): 1-0/1-1
Levski-Spartak (Bulgária) - Dnipro (União Soviética): 3-1/0-2 (Dnipro vence por golos fora)
Dynamo Berlim (Alemanha Oriental) - Áustria Viena (Áustria): 3-3/1-2
Vídeo: LIVERPOOL - BENFICA
Vídeo: BENFICA - LIVERPOOL
IFK Gotemburgo (Suécia) - Beveren (Bélgica): 1-0/1-2 (IFK vence por golos fora)
Panathinaikos (Grécia) - Linfield (Irlanda do Norte): 2-1/3-3
Quartos-de-final (1ª e 2ª mãos)
Juventus (Itália) - Sparta Praga (Checoslováquia): 3-0/0-1
Bordéus (França) - Dnipro (União Soviética): 1-1/1-1 (Bordéus vence nos penaltis)
Vídeo: ÁUSTRIA VIENA - LIVERPOOL
IFK Gotemburgo (Suécia) - Panathinaikos (Grécia): 0-1/2-2
Meias-finais (1ª e 2ª mãos)
Juventus (Itália) - Bordéus (França): 3-0/0-2
Vídeo: LIVERPOOL - PANATHINAIKOS
Vídeo: PANATHINAIKOS - LIVERPOOL
Liverpool (Inglaterra) - Panathinaikos (Grécia): 4-0/1-0
Final
Juventus (Itália) - Liverpool (Inglaterra): 1-0
Data: 29 de Maio de 1985
Estádio: Heysel, em Bruxelas (Bélgica)
Árbitro: André Daina (Suíça)
Juventus: Stefano Tacconi, Luciano Favero, Antonio Cabrini, Massimo Bonini, Sergio Brio, Gaetano Scirea, Massimo Briaschi (Cesare Prandelli, aos 84m), Marco Tardelli, Paolo Rossi (Benimiano Vignola, aos 89m), Michel Platini, Zbigniew Boniek. Treinador: Giovanni Trapattoni
Liverpool: Bruce Grobbelaar, Phil Neal, Jim Beglin, Mark Lawrenson (Gary Gillespie, aos 4m), Steve Nicol, Alan Hansen, Kenny Dalglish, Ronnie Whelan, Ian Rush, Paul Walsh (Craig Johnston, aos 46m), John Wark. Treinador: Joe Fagan
Golo: 1-0 (Platini, aos 56m)
1985 assinala a página mais negra e sangrenta do futebol europeu. O que tinha tudo para ser um memorável jogo de futebol entre duas das melhores equipas do Mundo transformou-se numa batalha sangrenta entre adeptos das duas equipas dentro e fora do estádio. Confrontos que foram iniciados pelos fãs da equipa inglesa que já dentro do estádio agrediram os seus adversários com barras de ferro, socos e pontapés. À medida em que a batalha campal ia avançando as grades que separavam as bancadas cederam e dezenas de espectadores foram literalmente esmagados. Balanço final: 38 mortos e largas dezenas de feridos!!! A festa estava estragada. Mesmo assim a UEFA decidiu avançar com o jogo, o menos importante daquele trágico final de tarde em Bruxelas. E no campo Michel Platini deu o primeiro título de campeão europeu à Juventus, facto este que naquele dia acabou por se tornar praticamente insignificante... Na sequência desta tragédia a UEFA decidiu suspender os clubes ingleses das provas europeias durante cinco anos. Com este título a Juventus tornava-se na primeira equipa a vencer as quatro provas da UEFA (TCE, TVT, TU, e SE)
Vídeo: JUVENTUS - LIVERPOOL
Melhores marcadores: Platini (Juventus), Nilsson (IFK Gotemburgo): 7 golos
TAÇA DAS TAÇAS
Época 1984/85
1ª Eliminatória (1ª e 2ª mão)
Bayern (Alemanha Ocidental) - Moss (Noruega): 4-1/2-1
Trakia Plovdiv (Bulgária) - Union Luxembourg (Luxemburgo): 4-0/1-1
Roma (Itália) - Steaua (Roménia): 1-0/0-0
Wrexham (País de Gales) - FC Porto (Portugal): 1-0/3-4 (Wrexham vence por golos fora) (Golos lusos: Gomes (2), Jaime Magalhães, Futre)
Inter Bratislava (Checoslováquia) - Kuusysi Lahti (Finlândia): 2-1/0-0
Vídeo: UC DUBLIN - EVERTON
Vídeo: EVERTON - UC DUBLIN
KB (Dinamarca) - Fortuna Sittard (Holanda): 0-0/0-3
Wisla (Polónia) - IBV (Islândia): 4-2/3-1
Malmo (Suécia) - Dynamo Dresden (Alemanha Oriental): 2-0/1-4
Metz (França) - Barcelona (Espanha): 2-4/4-1
Rapid Viena (Áustria) - Besiktas (Turquia): 4-1/1-1
Gent (Bélgica) - Celtic (Escócia): 1-0/0-3
Siófoki Bányász (Hungria) - AE Larissa (Grécia): 1-1/0-2
Apoel (Chipre) - Servette (Suíça): 0-3/1-3
Dinamo Moscovo (União Soviética) - Hajduk Split (Jugoslávia): 1-0/5-2
Ballymena Utd. (Irlanda do Norte) - Hamrun (Malta): 0-1/1-2
2ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Bayern (Alemanha Ocidental) - Trakia Plovdiv (Bulgária): 4-1/0-2
Roma (Itália) - Wrexham (País de Gales): 2-0/1-0
Vídeo: INTER BRATISLAVA - EVERTON
Vídeo: EVERTON - INTER BRATISLAVA
Fortuna Sittard (Holanda) - Wisla (Polónia): 2-0/1-2
Dynamo Dresden (Alemanha Oriental) - Metz (França): 3-1/0-0
Rapid Viena (Áustria) - Celtic (Escócia): 3-1/1-0
AE Larissa (Grécia) - Servette (Suíça): 2-1/1-0
Dinamo Moscovo (União Soviética) - Hamrun (Malta): 5-0/1-0
Quartos-de-final (1ª e 2ª mãos)
Bayern (Alemanha Ocidental) - Roma (Itália): 2-0/2-1
Vídeo: EVERTON - FORTUNA SITTARD
Vídeo: FORTUNA SITTARD - EVERTON
Dynamo Dresden (Alemanha Oriental) - Rapid Viena (Áustria): 3-0/0-5
AE Larissa (Grécia) - Dinamo Moscovo (União Soviética): 0-0/0-1
Meias-finais (1ª e 2ª mãos)
Vídeo: BAYERN - EVERTON
Vídeo: EVERTON - BAYERN
Rapid Viena (Áustria) - Dinamo Moscovo (União Soviética): 3-1/1-1
Final
Everton (Inglaterra) - Rapid Viena (Áustria): 3-1
Data: 15 de Maio de 1985
Estádio: Feyenoord Stadion, em Roterdão (Holanda)
Árbitro: Paolo Casarin (Itália)
Everton: Southall; Stevens, Van den Hauwe, Ratcliffe, Mountfield; Reid, Steven, Bracewell, Sheedy; Gray, Sharp. Treinador: Howard Kendall
Rapid Viena: Konsel; Lainer, Weber, Garger, Brauneder; Hrstic, Kranjcar, Kienast, Weinhofer (Panenka);Pacult (Gross), Krankl. Treinador: Otto Baric
Golos: 1-0 (Gray, aos 57m), 2-0 (Steven. aos 72m), 2-1 (Krankl, aos 83m), 3-1 (Sheedy, aos 85m)
O mais discreto clube da Cidade de Liverpool conseguia em 85 o feito mais relevante do seu historial na Europa do futebol.
Vídeo: EVERTON - RAPID VIENA
Melhores marcadores:Gray (Everton), Panenka (Rapid Viena), Gasaev (Dinamo Moscovo): 5 golos
TAÇA UEFA
Época 1984/85
1ª Eliminatória (1ª e 2ª mão)
Colónia (Alemanha Ocidental) - Pogon (Polónia): 2-1/1-0
AIK (Suécia) - Dundee Utd. (Escócia): 1-0/0-3
Mónaco (França) - CSKA Sofia (Bulgária): 2-2/1-2
Bohemians (Rep.Irlanda) - Rangers (Escócia): 3-2/0-2
Dinamo Minsk (União Soviética) - HJK Helsínquia (Finlândia): 4-0/6-0
Red Boys Differdange (Luxemburgo) - Ajax (Holanda): 0-0/0-14
Bohemians Praga (Checoslováquia) - Apollon Limassol (Chipre): 6-1/2-2
Sion (Suíça) - Atlético Madrid (Espanha): 1-0/3-2
Sliven (Bulgária) - Zeljeznicar (Jugoslávia): 1-0/1-5
Vorwarts Frankfurt (Alemanha Oriental) - PSV (Holanda): 2-0/0-3
Fenerbahce (Turquia) - Fiorentina (Itália): 0-1/0-2
Dukla Bystrica (Checoslováquia) - Borussia Monchengladbach (Alemanha Ocidental): 2-3/1-4
Glentoran (Irlanda do Norte) - Standard Liège (Bélgica): 1-1/0-2
Vídeo: KR - QUEENS PARK RANGERS
Lokomotive Leipzig (Alemanha Oriental) - Lillestrom (Noruega): 7-0/0-3
Vídeo: MANCHESTER UNITED - GYORI RTO
Vídeo: GYORI ETO - MANCHESTER UNITED
Vídeo: CLUB BRUGGE - NOTTINGHAM FOREST
Odense (Dinamarca) - Spartak Moscovo (União Soviética): 1-5/1-2
Olympiakos (Grécia) - Neuchatel Xamax (Suíça): 1-0/2-2
Osters (Suécia) - Linz (Áustria): 0-1/0-1
Paris Saint-Germain (França) - Hearts (Escócia): 4-0/2-2
Anderlecht (Bélgica) - Werder Bremen (Alemanha Ocidental): 1-0/1-2 (Anderlecht vence por golos fora)
Rabat Ajax (Malta) - Partizan (Jugoslávia): 0-2/0-2
Betis (Espanha) - Universitatea Craiova (Roménia): 1-0/0-1 (Craiova vence nos penaltis)
Real Madrid (Espanha) - Wacker Innsbruck (Áustria): 5-0/0-2
Valladolid (Espanha) - NK Rijeka (Jugoslávia): 1-0/1-4
Braga (Portugal) - Tottenham (Inglaterra): 0-3/0-6
Vídeo: HAMBURGO - SOUTHAMPTON
Vídeo: SPORTING - AUXERRE
Sportul Studentesc (Roménia) - Inter (Itália): 1-0/0-2
Videoton (Hungria) - Dukla Praga (Checoslováquia): 1-0/0-0
Lodz (Polónia) - Aarhus (Dinamarca): 2-0/0-1
2ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Fiorentina (Itália) - Anderlecht (Bélgica): 1-1/2-6
Ajax (Holanda) - Bohemians Praga (Checoslováquia): 1-0/0-1 (Bohemians vence nos penaltis)
Borussia Monchengladbach (Alemanha Ocidental) - Lodz (Polónia): 3-2/0-1 (Lodz vence por golos fora)
Vídeo: CLUB BRUGGE - TOTTENHAM
Vídeo: TOTTENHAM - CLUB BRUGGE
Universitatea Craiova (Roménia) - Olympiakos (Grécia): 1-0/1-0
Zeljeznicar (Jugoslávia) - Sion (Suíça): 2-1/1-1
Hamburgo (Alemanha Ocidental) - CSKA Sofia (Bulgária): 4-0/2-1
Inter (Itália) - Rangers (Escócia): 3-0/1-3
Linz (Áustria) - Dundee Utd. (Escócia): 1-2/1-5
Lokomotive Leipzig (Alemanha Oriental) - Spartak Moscovo (União Soviética): 1-1/0-2
NK Rijeka (jugoslávia) - Real Madrid (Espanha): 3-1/0-3
Paris Saint-Germain (França) - Videoton (Hungria): 2-4/0-1
Vídeo: MANCHESTER UNITED - PSV
Vídeo: QUEENS PARK RANGERS - PARTIZAN
Vídeo: PARTIZAN - QUEENS PARK RANGERS
Vídeo: SPORTING - DINAMO MINSK
Standard Liège (Bélgica) - Colónia (Alemanha Ocidental): 0-2/1-2
Oitavos-de-final (1ª e 2ª mãos)
Spartak Moscovo (União Soviética) - Colónia (Alemanha Ocidental): 1-0/0-2
Universitatea Craiova (Roménia) - Zeljeznicar (Jugoslávia): 2-0/0-4
Hamburgo (Alemanha Ocidental) - Inter (Itália): 2-1/0-1 (Inter vence por golos fora)
Vídeo: MANCHESTER UNITED - DUNDEE UNITED
Vídeo: DUNDEE UNITED - MANCHESTER UNITED
Anderlecht (Bélgica) - Real Madrid (Espanha): 3-0/1-6
Vídeo: BOHEMIANS PRAGA - TOTTENHAM
Videoton (Hungria) - Partizan (Jugoslávia): 5-0/0-2
Lodz (Polónia) - Dinamo Minsk (União Soviética): 0-2/1-0
Quartos-de-final (1ª e 2ª mãos)
Zeljeznicar (Jugoslávia) - Dinamo Minsk (União Soviética): 2-0/1-1
Inter (Itália) - Colónia (Alemanha Ocidental): 1-0/3-1
Vídeo: MANCHESTER UNITED - VIDEOTON
Vídeo: TOTTENHAM - REAL MADRID
Meias-finais (1ª e 2ª mãos)
Inter (Itália) - Real Madrid (Espanha): 2-0/0-3
Videoton (Hungria) - Zeljeznicar (Jugoslávia): 3-1/1-2
Final (1ª mão)
Videoton (Hungria) - Real Madrid (Espanha): 0-3
Data: 8 de Maio de 1985
Estádio: Sóstói, em Székesfehérvár (Hungria)
Árbitro: Michel Vautrot (França)
Videoton: P.Disztl; Borsányi, L.Disztl, Csuhay, Horváth; Palkovics, Végh, Wittman, Vadász; Novath (Gyenti, aos 62m), Burcsa. Treinador: Ferenc Kovács
Real Madrid: Miguel Ángel; Chendo, Sanchís, Stielike, Camacho; San José, Míchel, Gallego; Butragueño (Juanito, aos 80m), Santillana (Salguero, aos 86m), Valdano. Treinador: Luis Molowny
Golos: 0-1 (Míchel, aos 31m), 0-2 (Santillana, aos 77m), 0-3 (Valdano, aos 89m)
Vídeo: VIDEOTON - REAL MADRID
Final (2ª mão)
Real Madrid (Espanha) - Videoton (Hungria): 0-1
Data: 22 de Maio de 1985
Estádio: Santiago Bernabéu, em Madrid (Espanha)
Árbitro: Alexis Ponnet (Bélgica)
Real Madrid: Miguel Ángel; Chendo, Sanchís, Stielike, Camacho; San José, Míchel, Gallego; Butragueño, Santillana, Valdano (Juanito, aos 57m). Treinador: Luis Molowny
Videoton: P.Disztl; Csuhay, L.Disztl, Végh, Horváth; Burcsa, Csongrádi (Wittman, aos 51m), Vadász; Szabo, Májer, Novath (Palkovics, aos 57m). Treinador: Ferenc Kovács
Golo: 0-1 (Májer, aos 86m)
19 anos depois o "gigante adormecido"... acordou! O histórico Real Madrid voltava a celebrar uma conquista europeia, desta feita na Taça UEFA, sob o domínio de uma nova e talentosa geração de futebolistas que ficou eternizada como a "Quinta del Buitre".
Vídeo: REAL MADRID - VIDEOTON
Melhores marcadores:
Bannister (Queens Park Rangers), Bahtic (Zeljeznicar): 7 golos
SUPERTAÇA EUROPEIA
Época 1984/85
Não se disputou
terça-feira, dezembro 20, 2011
Eurotaças em números (29)...
TAÇA DOS CAMPEÕES EUROPEUS
Época 1983/84
1ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Odense (Dinamarca) - Liverpool (Inglaterra): 0-1/0-5
Lech (Polónia) - Athletic Bilbao (Espanha): 2-0/0-4
Ajax (Holanda) - Olympiakos (Grécia): 0-0/0-2
Benfica (Portugal) - Linfield (Irlanda do Norte): 3-0/3-2 (golos lusos: Nené, Manniche, Sloan (a.g.)/Stromberg (2), Diamantino)
Raba ETO Gyor (Hungria) - Vikingur (Islândia): 2-1/2-0
Dinamo Minsk (União Soviética) - Grasshopper (Suíça): 1-0/2-2
Kuusysi (Finlândia) - Dinamo Bucareste (Roménia): 0-1/0-3
Hamburgo (Alemanha Ocidental) - Vllasnia (Albânia): (Hamburgo vence por desistência do adversário)
Fenerbahce (Turquia) - Bohemians Praga (Checoslováquia): 0-1/0-4
Rapid Viena (Áustria) - Nantes (França): 3-0/1-3
Athlone Town (Rep.Irlanda) - Standard Liège (Bélgica): 2-3/2-8
Hamrun (Malta) - Dundee Utd. (Escócia): 0-3/0-3
CSKA (Bulgária) - Omonia (Chipre): 3-0/1-4 (CSKA vence por golos fora)
Roma (Itália) - IFK Gotemburgo (Suécia): 3-0/1-2
Dynamo Berlim (Alemanha Oriental) - Jeunesse Esch (Luxemburgo): 4-1/2-0
Partizan (Jugoslávia) - Viking (Noruega): 5-1/0-0
2ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Liverpool (Inglaterra) - Athletic Bilbao (Espanha): 0-0/1-0
Olympiakos (Grécia) - Benfica (Portugal): 1-0/0-3 (golos lusos: Filipovic, Diamantino, Manniche)
Raba ETO Gyor (Hungria) - Dinamo Minsk (União Soviética): 3-6/1-3
Dinamo Bucareste (Roménia) - Hamburgo (Alemanha Ocidental): 3-0/2-3
Bohemians Praga (Checoslováquia) - Rapid Viena (Áustria): 2-1/0-1 (Rapid vence por golos fora)
Standard Liège (Bélgica) - Dundee Utd. (Escócia): 0-0/0-4
Dynamo Berlim (Alemanha Oriental) - Partizan (Jugoslávia): 2-0/0-1
Quartos-de-final (1ª e 2ª mãos)
Vídeo: LIVERPOOL - BENFICA
Vídeo: BENFICA - LIVERPOOL
Liverpool (Inglaterra) - Benfica (Portugal): 1-0/4-1 (golo luso: Nené)
Dinamo Minsk (União Soviética) - Dinamo Bucareste (Roménia): 1-1/0-1
Rapid Viena (Áustria) - Dundee Utd. (Escócia): 2-1/0-1 (Dundee vence por golos fora)
Meias-finais (1ª e 2ª mãos)
Liverpool (Inglaterra) - Dinamo Bucareste (Roménia): 1-0/2-1
Dundee Utd. (Escócia) - Roma (Itália): 2-0/0-3
Final
Liverpool (Inglaterra) - Roma (Itália): 1-1 (4-2 nas grandes penalidades)
Data: 30 de Maio de 1984
Estádio: Olímpico de Roma
Árbitro: Erik Fredriksson (Suécia)
Liverpool: Grobbelaar, Neal, Kennedy, Lawrenson, Whelan, Hansen, Dalglish (Robinson, aos 94m), Lee, Rush, Johnston (Nicol, aos 72m), e Souness. Treinador: Joe Fagan
Roma: Tancredi, Nappi, Nela, Righetti, Falcão, Bonetti, Conti, Cerezo (Strukelj, aos 115m), Pruzzo (Chierico, aos 64), Di Bartolomei, e Graziani. Treinador: Nils Liedholm
Golos: 1-0 (Neal, aos 13m), 1-1 (Pruzzo, aos 42m)
Vídeo: LIVERPOOL - ROMA
Melhor marcador:
Viktor Sokol (Dinamo Minsk): 6 golos
TAÇA DAS TAÇAS
Época 1983/84
Pré-Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Swansea City (País de Gales) - Magdeburgo (Alemanha Oriental): 1-1/0-1
1ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
NEC (Holanda) - Brann (Noruega): 1-1/1-0
Magdeburgo (Alemanha Oriental) - Barcelona (Espanha): 1-5/0-2
Mersin (Turquia) - Spartak Varna (Bulgária): 0-0/0-1
Manchester Utd. (Inglaterra) - Dukla Praga (Checoslováquia): 1-1/2-2 (Manchester vence por golos fora)
Hammarby (Suécia) - 17 Nentori Tirana (Albânia): 4-0/1-2
Sligo Rovers (Rep.Irlanda) - Haka (Finlândia): 0-1/0-3
Glentoran (Irlanda do Norte) - Paris Saint-Germain (França): 1-2/1-2
Juventus (Itália) - Lechia (Polónia): 7-0/3-2
Valletta FC (Malta) - Rangers (Escócia): 0-8/0-10
Dinamo Zagreb (Jugoslávia) - FC Porto (Portugal): 2-1/0-1 (FC Porto vence por golos fora) (Golos lusos: Gomes/Gomes)
B 1901 (Dinamarca) - Shakhtar Donetsk (União Soviética): 1-5/2-4
Servette (Suíça) - Avenir Beggen (Luxemburgo): 4-0/5-1
AEK Atenas (Grécia) - Ujpest (Hungria): 2-0/1-4
Wacker Innsbruck (Áustria) - Colónia (Alemanha Ocidental): 1-0/2-7
Enosis Neon Paralimni (Chipre) - Beveren (Bélgica): 2-4/1-3
IA (Islândia) - Aberdeen (Escócia): 1-2/1-1
2ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
NEC (Holanda) - Barcelona (Espanha): 2-3/0-2
Spartak Varna (Bulgária) - Manchester Utd. (Inglaterra): 1-2/0-2
Hammarby (Suécia) - Haka (Finlândia): 1-1/1-2
Paris Saint-Germain (França) - Juventus (Itália): 2-2/0-0 (Juventus vence por golos fora)
Rangers (Escócia) - FC Porto (Portugal): 2-1/0-1 (FC Porto vence por golos fora) (Golos lusos: Jacques/Gomes)
Shakhtar Donetsk (União Soviética) - Servette (Suíça): 1-0/2-1
Ujpest (Hungria) - Colónia (Alemanha Ocidental): 3-1/2-4 (Ujpest vence por golos fora)
Beveren (Bélgica) - Aberdeen (Escócia): 0-0/1-4
Quartos-de-final (1ª e 2ª mãos)
Barcelona (Espanha) - Manchester Utd. (Inglaterra): 2-0/0-3
Haka (Finlândia) - Juventus (Itália): 0-1/0-1
FC Porto (Portugal) - Shakhtar Donetsk (União Soviética): 3-2/1-1 (Golos lusos: Jaime Pacheco, Frasco, Jacques/Mike Walsh)
Ujpest (Hungria) - Aberdeen (Escócia): 2-0/0-3
Meias-finais (1ª e 2ª mãos)
Manchester Utd. (Inglaterra) - Juventus (Itália): 1-1/1-2
FC Porto (Portugal) - Aberdeen (Escócia): 1-0/1-0 (Golos lusos: Gomes/Vermelhinho)
Final
Juventus (Itália) - FC Porto (Portugal): 2-1
Data: 16 de Maio de 1984
Estádio: St. Jakob, em Basileia (Suíça)
Árbitro: Adolf Prokop (Alemanha Oriental)
Juventus: Tacconi; Gentile, Brio, Scirea, Cabrini; Tardelli, Bonini, Vignola (Caricola, aos 89m), Platini; Rossi, Boniek. Treinador: Giovanni Trapattoni
FC Porto: Zé Beto; João Pinto, Lima Pereira, Eurico, Eduardo Luís (Costa, aos 82m), Jaime Magalhaes (Mike Walsh, aos 64m), Frasco, Jaime Pacheco, Sousa; Gomes, Vermelinho. Treinador: António Morais
Golos: 1-0 (Vignola, aos 12m), 1-1 (Sousa, aos 29m), 2-1 (Boniek, aos 41m)
Vídeo: JUVENTUS - FC PORTO
Melhor marcador:McGhee (Aberdeen): 5 golos
TAÇA UEFA
Época 1983/84
1ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Kaiserslautern (Alemanha Ocidental) - Watford (Inglaterra): 3-1/0-3
Sparta Praga (Checoslováquia) - Real Madrid (Espanha): 3-2/1-1
Larissa (Grécia) - Honved (Hungria): 2-0/0-3
Anorthosis (Chipre) - Bayern (Alemanha Ocidental): 0-1/0-10
Atlético Madrid (Espanha) - Groningen (Holanda): 2-1/0-3
Bryne (Noruega) - Anderlecht (Bélgica): 0-3/1-1
Celtic (Escócia) - AGF (Dinamarca): 1-0/4-1
Drogheda Utd. (Rep.Irlanda) - Tottenham (Inglaterra): 0-6/0-8
Aris Bonnevoie (Luxemburgo) - Áustria Viena (Áustria): 0-5/0-10
Banik Ostrava (Checoslováquia) - B 1903 (Dinamarca): 5-0/1-1
Dynamo Kiev (União Soviética) - Stade Lavallois (França): 0-0/0-1
Bordéus (França) - Lokomotive Leipzig (Alemanha Oriental): 2-3/0-4
Spartak Moscovo (União Soviética) - HJK Helnsínquia (Finlândia): 2-0/5-0
Universitatea Craiova (Roménia) - Hajduk Split (Jugoslávia): 1-0/0-1 (Hajduk vence nos penaltis)
FC Zurich (Suíça) - Royal Antuérpia (Bélgica): 1-4/2-4
Hellas Verona (Itália) - Estrela Vermelha (Jugoslávia): 1-0/3-2
IBV (Islândia) - Carl Zeiss Jena (Alemanha Oriental): 0-0/0-3
Gent (Bélgica) - Lens (França): 1-1/1-2
Nottingham Forest (Inglaterra) - Vorwarts Frankfurt (Alemanha Oriental): 2-0/1-0
Lokomotiv Plovdiv (Bulgária) - PAOK (Grécia): 1-2/1-3
PSV (Holanda) - Ferencvaros (Hungria): 4-2/2-0
Rabat Ajax (Malta) - Inter Bratislava (Checoslováquia): 0-10/0-6
Radnicki Nis (Jugoslávia) - St. Gallen (Suíça): 3-0/2-1
Sevilla (Espanha) - Sporting (Portugal): 1-1/2-3 (Golos lusos: Manuel Fernandes/Mário Jorge, Oliveira, Buyo (p.b.))
Sparta (Holanda) - Coleraine (Irlanda do Norte): 4-0/1-1
Sportul Studentesc (Roménia) - Sturm Graz (Áustria): 1-2/0-0
St. Mirren (Escócia) - Feyenoord (Holanda): 0-1/0-2
Trabzonspor (Turquia) - Inter (Itália): 1-0/0-2
Estugarda (Alemanha Ocidental) - Levski Sofia (Bulgária): 1-1/0-1
Vitória Guimarães (Portugal) - Aston Villa (Inglaterra): 1-0/0-5 (Golo luso: Gregório)
Werder Bremen (Alemanha Ocidental) - Malmo (Suécia): 1-1/2-1
Lodz (Polónia) - Elfsborg (Suécia): 0-0/2-2 (LOdz vence por golos fora)
2ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Honved (Hungria) - Hajduk Split (Jugoslávia): 3-2/0-3
Groningen (Holanda) - Inter (Itália): 2-0/1-5
Spartak Moscovo (União Soviética) - Aston Villa (Inglaterra): 2-2/2-1
Áustria Viena (Áustria) - Stade Lavallois (França): 2-0/3-3
Hellas Verona (Itália) - Sturm Graz (Áustria): 2-2/0-0 (Graz vence por golos fora)
Lokomotive Leipzig (Alemanha Oriental) - Werder Bremen (Alemanha Ocidental): 1-0/1-1
PAOK (Grécia) - Bayern (Alemanha Ocidental): 0-0/0-0 (Bayern vence nos penaltis)
PSV (Holanda) - Nottingham Forest (Inglaterra): 1-2/0-1
Anderlecht (Bélgica) - Banik Ostrava (Checoslováquia): 2-0/2-2
Radnicki Nis (Jugoslávia) - Inter Bratislava (Checoslováquia): 4-0/2-3
Lens (França) - Royal Antuérpia (Bélgica): 2-2/3-2
Sparta (Holanda) - Carl Zeiss Jena (Alemanha Oriental): 3-2/1-1
Sporting (Portugal) - Celtic (Escócia): 2-0/0-5 (Golos lusos: Jordão (2))
Tottenham (Inglaterra) - Feyenoord (Holanda): 4-2/2-0
Watford (Inglaterra) - Levski Sofia (Bulgária): 1-1/3-1
Lodz (Polónia) - Sparta Praga (Checoslováquia): 1-0/0-3
Oitavos-de-final (1ª e 2ª mãos)
Bayern (Alemanha Ocidental) - Tottenham (Inglaterra): 1-0/0-2
Áustria Viena (Áustria) - Inter (Itália): 2-1/1-1
Nottingham Forest (Inglaterra) - Celtic (Escócia): 0-0/2-1
Radnicki Nis (Jugoslávia) - Hajduk Split (Jugoslávia): 0-2/0-2
Lens (França) - Anderlecht (Bélgica): 1-1/0-1
Sturm Graz (Áustria) - Lokomotive Leipzig (Alemanha Oriental): 2-0/0-1
Sparta (Holanda) - Spartak Moscovo (União Soviética): 1-1/0-2
Watford (Inglaterra) - Sparta Praga (Checoslováquia): 2-3/0-4
Quartos-de-final (1ª e 2ª mãos)
Sparta Praga (Checoslováquia) - Hajduk Split (Jugoslávia): 1-0/0-2
Nottingham Forest (Inglaterra) - Strum Graz (Áustria): 1-0/1-1
Anderlecht (Bélgica) - Spartak Moscovo (União Soviética): 4-2/0-1
Tottenham (Inglaterra) - Áustria Viena (Áustria): 2-0/2-2
Meias-finais (1ª e 2ª mãos)
Hajduk Split (Jugoslávia) - Tottenham (Inglaterra): 2-1/0-1 (Tottenham vence por golos fora)
Nottingham Forest (Inglaterra) - Anderlecht (Bélgica): 2-0/0-3
Final (1ª mão)
Anderlecht (Bélgica) - Tottenham (Inglaterra): 1-1
Data: 9 de Maio de 1984
Estádio: Constant Vanden Stock, em Bruxelas (Bélgica)
Árbitro: Bruno Galler (Suíça)
Anderlecht: Munaron; Grun, De Greef, Olsen, De Groot; Hofkens, Vandereycken, Scifo, Brylle; Vandenbergh (Arnesen, aos 82m), Czerniatynski (Vercauteren, aos 64m). Treinador: Paul Van Himst
Tottenham: Parks; Thomas, Roberts, Hughton, Perryman; Miller, Stevens (Mabbutt, aos 81m), Hazard, Galvin; Archibald, Falco. Treinador: Keith Burkinshaw
Golos: 0-1 (Miller, aos 57m), 1-1 (Olsen, aos 85m)
Final (2ª mão)
Tottenham (Inglaterra) - Anderlecht (Bélgica): 1-1*
Data: 23 de Maio de 1984
Estádio: White Hart Lane, em Londres (Inglaterra)
Árbitro: Volker Roth (Alemanha Ocidental)
Tottenham: Parks; Thomas, Hughton, Roberts, Miller (Ardiles); Mabbutt (Dick), Hazard, Stevens, Galvin; Archibald, Falco. Treinador:Keith Burkinshaw
Anderlecht: Munaron; Hofkens, Grun, De Greef, Olsen, De Groot; Arnesen (Gudjohnsen), Vercauteren, Scifo; Czerniatyniski (Brylle), Vandereycken. Treinador: Paul Van Himst
Golos: 0-1 (Czerniatyniski, aos 60m), 1-1 (Roberts, aos 84m) * Tottenham vence por 4-3 nas grandes penalidades
Melhor marcador:
Nyilasi (Áustria Viena): 9 golos
SUPERTAÇA EUROPEIA
Época 1983/84
Juventus (Itália) - Liverpool (Inglaterra): 2-0*
Data: 16 de Janeiro de 1985
Estádio: Comunale, em Turim (Itália)
Juventus: Luciano Bodini, Luciano Favero, Antonio Cabrini, Massimo Bonini, Sergio Brio, Gaetano Scirea, Massimo Briaschi, Marco Tardelli, Paolo Rossi, Michel Platini, Zbigniew Boniek. Treinador: Giovanni Trapattoni
Liverpool: Bruce Grobbelaar, Phil Neal, Alan Kennedy, Mark Lawrenson (Gary Gillespie, aos 46m), Steve Nicol, Alan Hansen, Paul Walsh, Ronnie Whelan, Ian Rush, Kevin MacDonald, John Wark. Treinador: Joe Fagan
Golos: 1-0 (Boniek, aos 39m), 2-0 (Boniek, aos 79m) * Devido à dificuldade de se encontrar uma data para a 2ª mão a UEFA decidiu que a Supertaça de 83/84 apenas seria jogada numa só mãoJuventus e Liverpool encontraram-se no ano de 1985 por duas ocasiões no curto espaço de 5 meses para duas decisões da UEFA. A primeira delas decorreu pacificamente em Turim naquela que foi a primeira vitória da Juve na Supertaça Europeia. A segunda, em Bruxelas, teve contornos de tragédia...
Época 1983/84
1ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Vídeo: ODENSE - LIVERPOOL
Lech (Polónia) - Athletic Bilbao (Espanha): 2-0/0-4
Ajax (Holanda) - Olympiakos (Grécia): 0-0/0-2
Benfica (Portugal) - Linfield (Irlanda do Norte): 3-0/3-2 (golos lusos: Nené, Manniche, Sloan (a.g.)/Stromberg (2), Diamantino)
Raba ETO Gyor (Hungria) - Vikingur (Islândia): 2-1/2-0
Dinamo Minsk (União Soviética) - Grasshopper (Suíça): 1-0/2-2
Kuusysi (Finlândia) - Dinamo Bucareste (Roménia): 0-1/0-3
Hamburgo (Alemanha Ocidental) - Vllasnia (Albânia): (Hamburgo vence por desistência do adversário)
Fenerbahce (Turquia) - Bohemians Praga (Checoslováquia): 0-1/0-4
Rapid Viena (Áustria) - Nantes (França): 3-0/1-3
Athlone Town (Rep.Irlanda) - Standard Liège (Bélgica): 2-3/2-8
Hamrun (Malta) - Dundee Utd. (Escócia): 0-3/0-3
CSKA (Bulgária) - Omonia (Chipre): 3-0/1-4 (CSKA vence por golos fora)
Vídeo: ROMA - IFK GOTEMBURGO
Dynamo Berlim (Alemanha Oriental) - Jeunesse Esch (Luxemburgo): 4-1/2-0
Partizan (Jugoslávia) - Viking (Noruega): 5-1/0-0
2ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Vídeo: ATHLETIC BILBAO - LIVERPOOL
Olympiakos (Grécia) - Benfica (Portugal): 1-0/0-3 (golos lusos: Filipovic, Diamantino, Manniche)
Raba ETO Gyor (Hungria) - Dinamo Minsk (União Soviética): 3-6/1-3
Dinamo Bucareste (Roménia) - Hamburgo (Alemanha Ocidental): 3-0/2-3
Bohemians Praga (Checoslováquia) - Rapid Viena (Áustria): 2-1/0-1 (Rapid vence por golos fora)
Standard Liège (Bélgica) - Dundee Utd. (Escócia): 0-0/0-4
Vídeo: CSKA - ROMA
Vídeo: ROMA - CSKA
CSKA (Bulgária) - Roma (Itália): 0-1/0-1
Dynamo Berlim (Alemanha Oriental) - Partizan (Jugoslávia): 2-0/0-1
Quartos-de-final (1ª e 2ª mãos)
Vídeo: LIVERPOOL - BENFICA
Dinamo Minsk (União Soviética) - Dinamo Bucareste (Roménia): 1-1/0-1
Rapid Viena (Áustria) - Dundee Utd. (Escócia): 2-1/0-1 (Dundee vence por golos fora)
Vídeo: ROMA - DYNAMO BERLIM
Roma (Itália) - Dynamo Berlim (Alemanha Oriental): 3-0/1-2
Meias-finais (1ª e 2ª mãos)
Vídeo: LIVERPOOL - DINAMO BUCARESTE
Vídeo: ROMA - DUNDEE UNITED
Dundee Utd. (Escócia) - Roma (Itália): 2-0/0-3
Final
Liverpool (Inglaterra) - Roma (Itália): 1-1 (4-2 nas grandes penalidades)
Data: 30 de Maio de 1984
Estádio: Olímpico de Roma
Árbitro: Erik Fredriksson (Suécia)
Liverpool: Grobbelaar, Neal, Kennedy, Lawrenson, Whelan, Hansen, Dalglish (Robinson, aos 94m), Lee, Rush, Johnston (Nicol, aos 72m), e Souness. Treinador: Joe Fagan
Roma: Tancredi, Nappi, Nela, Righetti, Falcão, Bonetti, Conti, Cerezo (Strukelj, aos 115m), Pruzzo (Chierico, aos 64), Di Bartolomei, e Graziani. Treinador: Nils Liedholm
Golos: 1-0 (Neal, aos 13m), 1-1 (Pruzzo, aos 42m)
Liverpool conquistou em 1984 o seu quarto título de "Rei da Europa" após bater a Roma em... Roma, naquela que foi a primeira final da prova rainha da UEFA a ser decidida através do desempate por grandes penalidades.
Vídeo: LIVERPOOL - ROMA
Melhor marcador:
Viktor Sokol (Dinamo Minsk): 6 golos
TAÇA DAS TAÇAS
Época 1983/84
Pré-Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Swansea City (País de Gales) - Magdeburgo (Alemanha Oriental): 1-1/0-1
1ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
NEC (Holanda) - Brann (Noruega): 1-1/1-0
Magdeburgo (Alemanha Oriental) - Barcelona (Espanha): 1-5/0-2
Mersin (Turquia) - Spartak Varna (Bulgária): 0-0/0-1
Vídeo: DUKLA PRAGA - MANCHESTER UNITED
Manchester Utd. (Inglaterra) - Dukla Praga (Checoslováquia): 1-1/2-2 (Manchester vence por golos fora)
Hammarby (Suécia) - 17 Nentori Tirana (Albânia): 4-0/1-2
Sligo Rovers (Rep.Irlanda) - Haka (Finlândia): 0-1/0-3
Glentoran (Irlanda do Norte) - Paris Saint-Germain (França): 1-2/1-2
Juventus (Itália) - Lechia (Polónia): 7-0/3-2
Valletta FC (Malta) - Rangers (Escócia): 0-8/0-10
Vídeo: DINAMO ZAGREB - FC PORTO
Vídeo: FC PORTO - DINAMO ZAGREB
Dinamo Zagreb (Jugoslávia) - FC Porto (Portugal): 2-1/0-1 (FC Porto vence por golos fora) (Golos lusos: Gomes/Gomes)
B 1901 (Dinamarca) - Shakhtar Donetsk (União Soviética): 1-5/2-4
Servette (Suíça) - Avenir Beggen (Luxemburgo): 4-0/5-1
AEK Atenas (Grécia) - Ujpest (Hungria): 2-0/1-4
Wacker Innsbruck (Áustria) - Colónia (Alemanha Ocidental): 1-0/2-7
Enosis Neon Paralimni (Chipre) - Beveren (Bélgica): 2-4/1-3
IA (Islândia) - Aberdeen (Escócia): 1-2/1-1
2ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
NEC (Holanda) - Barcelona (Espanha): 2-3/0-2
Spartak Varna (Bulgária) - Manchester Utd. (Inglaterra): 1-2/0-2
Hammarby (Suécia) - Haka (Finlândia): 1-1/1-2
Paris Saint-Germain (França) - Juventus (Itália): 2-2/0-0 (Juventus vence por golos fora)
Vídeo: FC PORTO - RANGERS
Shakhtar Donetsk (União Soviética) - Servette (Suíça): 1-0/2-1
Ujpest (Hungria) - Colónia (Alemanha Ocidental): 3-1/2-4 (Ujpest vence por golos fora)
Beveren (Bélgica) - Aberdeen (Escócia): 0-0/1-4
Quartos-de-final (1ª e 2ª mãos)
Vídeo: MANCHESTER UNITED - BARCELONA
Haka (Finlândia) - Juventus (Itália): 0-1/0-1
Vídeo: FC PORTO - SHAKHTAR DONETSK
Ujpest (Hungria) - Aberdeen (Escócia): 2-0/0-3
Meias-finais (1ª e 2ª mãos)
Vídeo: MANCHESTER UNITED - JUVENTUS
Vídeo: JUVENTUS - MANCHESTER UNITED
Vídeo: FC PORTO - ABERDEEN
Final
Juventus (Itália) - FC Porto (Portugal): 2-1
Data: 16 de Maio de 1984
Estádio: St. Jakob, em Basileia (Suíça)
Árbitro: Adolf Prokop (Alemanha Oriental)
Juventus: Tacconi; Gentile, Brio, Scirea, Cabrini; Tardelli, Bonini, Vignola (Caricola, aos 89m), Platini; Rossi, Boniek. Treinador: Giovanni Trapattoni
FC Porto: Zé Beto; João Pinto, Lima Pereira, Eurico, Eduardo Luís (Costa, aos 82m), Jaime Magalhaes (Mike Walsh, aos 64m), Frasco, Jaime Pacheco, Sousa; Gomes, Vermelinho. Treinador: António Morais
Golos: 1-0 (Vignola, aos 12m), 1-1 (Sousa, aos 29m), 2-1 (Boniek, aos 41m)
O ano de 1984 marca o baptismo do FC Porto nas grandes decisões - o mesmo é dizer finais - das provas da UEFA. A caminhada memorável dos portistas só seria travada por uma arbitragem vergonhosa do alemão Prokop que em Basileia oferecia a Taça das Taças à Juventus do mago Michel Platini.
Vídeo: JUVENTUS - FC PORTO
Melhor marcador:McGhee (Aberdeen): 5 golos
TAÇA UEFA
Época 1983/84
1ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Vídeo: KAISERSLAUTERN - WATFORD
Vídeo: WATFORD - KAISERSLAUTERN
Sparta Praga (Checoslováquia) - Real Madrid (Espanha): 3-2/1-1
Larissa (Grécia) - Honved (Hungria): 2-0/0-3
Anorthosis (Chipre) - Bayern (Alemanha Ocidental): 0-1/0-10
Atlético Madrid (Espanha) - Groningen (Holanda): 2-1/0-3
Bryne (Noruega) - Anderlecht (Bélgica): 0-3/1-1
Celtic (Escócia) - AGF (Dinamarca): 1-0/4-1
Drogheda Utd. (Rep.Irlanda) - Tottenham (Inglaterra): 0-6/0-8
Aris Bonnevoie (Luxemburgo) - Áustria Viena (Áustria): 0-5/0-10
Banik Ostrava (Checoslováquia) - B 1903 (Dinamarca): 5-0/1-1
Dynamo Kiev (União Soviética) - Stade Lavallois (França): 0-0/0-1
Bordéus (França) - Lokomotive Leipzig (Alemanha Oriental): 2-3/0-4
Spartak Moscovo (União Soviética) - HJK Helnsínquia (Finlândia): 2-0/5-0
Universitatea Craiova (Roménia) - Hajduk Split (Jugoslávia): 1-0/0-1 (Hajduk vence nos penaltis)
FC Zurich (Suíça) - Royal Antuérpia (Bélgica): 1-4/2-4
Vídeo: ESTRELA VERMELHA - HELLAS VERONA
IBV (Islândia) - Carl Zeiss Jena (Alemanha Oriental): 0-0/0-3
Gent (Bélgica) - Lens (França): 1-1/1-2
Nottingham Forest (Inglaterra) - Vorwarts Frankfurt (Alemanha Oriental): 2-0/1-0
Lokomotiv Plovdiv (Bulgária) - PAOK (Grécia): 1-2/1-3
PSV (Holanda) - Ferencvaros (Hungria): 4-2/2-0
Rabat Ajax (Malta) - Inter Bratislava (Checoslováquia): 0-10/0-6
Radnicki Nis (Jugoslávia) - St. Gallen (Suíça): 3-0/2-1
Vídeo: SEVILLA - SPORTING
Sparta (Holanda) - Coleraine (Irlanda do Norte): 4-0/1-1
Sportul Studentesc (Roménia) - Sturm Graz (Áustria): 1-2/0-0
St. Mirren (Escócia) - Feyenoord (Holanda): 0-1/0-2
Trabzonspor (Turquia) - Inter (Itália): 1-0/0-2
Estugarda (Alemanha Ocidental) - Levski Sofia (Bulgária): 1-1/0-1
Vídeo: VITÓRIA GUIMARÃES - ASTON VILLA
Werder Bremen (Alemanha Ocidental) - Malmo (Suécia): 1-1/2-1
Lodz (Polónia) - Elfsborg (Suécia): 0-0/2-2 (LOdz vence por golos fora)
2ª Eliminatória (1ª e 2ª mãos)
Honved (Hungria) - Hajduk Split (Jugoslávia): 3-2/0-3
Groningen (Holanda) - Inter (Itália): 2-0/1-5
Vídeo: SPARTAK MOSCOVO - ASTON VILLA
Vídeo: ASTON VILLA - SPARTAK MOSCOVO
Áustria Viena (Áustria) - Stade Lavallois (França): 2-0/3-3
Vídeo: HELLAS VERONA - STURM GRAZ
Lokomotive Leipzig (Alemanha Oriental) - Werder Bremen (Alemanha Ocidental): 1-0/1-1
PAOK (Grécia) - Bayern (Alemanha Ocidental): 0-0/0-0 (Bayern vence nos penaltis)
Vídeo: PSV - NOTTINGHAM FOREST
Anderlecht (Bélgica) - Banik Ostrava (Checoslováquia): 2-0/2-2
Radnicki Nis (Jugoslávia) - Inter Bratislava (Checoslováquia): 4-0/2-3
Lens (França) - Royal Antuérpia (Bélgica): 2-2/3-2
Sparta (Holanda) - Carl Zeiss Jena (Alemanha Oriental): 3-2/1-1
Vídeo: SPORTING - CELTIC
Vídeo: CELTIC - SPORTING
Vídeo: TOTTENHAM - FEYENOORD
Vídeo: FEYENOORD - TOTTENHAM
Vídeo: LEVSKI SOFIA - WATFORD
Lodz (Polónia) - Sparta Praga (Checoslováquia): 1-0/0-3
Oitavos-de-final (1ª e 2ª mãos)
Bayern (Alemanha Ocidental) - Tottenham (Inglaterra): 1-0/0-2
Áustria Viena (Áustria) - Inter (Itália): 2-1/1-1
Vídeo: CELTIC - NOTTINGHAM FOREST
Radnicki Nis (Jugoslávia) - Hajduk Split (Jugoslávia): 0-2/0-2
Lens (França) - Anderlecht (Bélgica): 1-1/0-1
Sturm Graz (Áustria) - Lokomotive Leipzig (Alemanha Oriental): 2-0/0-1
Sparta (Holanda) - Spartak Moscovo (União Soviética): 1-1/0-2
Vídeo: SPARTA PRAGA - WATFORD
Quartos-de-final (1ª e 2ª mãos)
Sparta Praga (Checoslováquia) - Hajduk Split (Jugoslávia): 1-0/0-2
Vídeo: STURM GRAZ - NOTTINGHAM FOREST
Anderlecht (Bélgica) - Spartak Moscovo (União Soviética): 4-2/0-1
Vídeo: TOTTENHAM - ÁUSTRIA VIENA
Vídeo: ÁUSTRIA VIENA - TOTTENHAM
Meias-finais (1ª e 2ª mãos)
Vídeo: HADJUK SPLIT - TOTTENHAM
Vídeo: ANDERLECHT - NOTTINGHAM FOREST
Final (1ª mão)
Anderlecht (Bélgica) - Tottenham (Inglaterra): 1-1
Data: 9 de Maio de 1984
Estádio: Constant Vanden Stock, em Bruxelas (Bélgica)
Árbitro: Bruno Galler (Suíça)
Anderlecht: Munaron; Grun, De Greef, Olsen, De Groot; Hofkens, Vandereycken, Scifo, Brylle; Vandenbergh (Arnesen, aos 82m), Czerniatynski (Vercauteren, aos 64m). Treinador: Paul Van Himst
Tottenham: Parks; Thomas, Roberts, Hughton, Perryman; Miller, Stevens (Mabbutt, aos 81m), Hazard, Galvin; Archibald, Falco. Treinador: Keith Burkinshaw
Golos: 0-1 (Miller, aos 57m), 1-1 (Olsen, aos 85m)
Final (2ª mão)
Tottenham (Inglaterra) - Anderlecht (Bélgica): 1-1*
Data: 23 de Maio de 1984
Estádio: White Hart Lane, em Londres (Inglaterra)
Árbitro: Volker Roth (Alemanha Ocidental)
Tottenham: Parks; Thomas, Hughton, Roberts, Miller (Ardiles); Mabbutt (Dick), Hazard, Stevens, Galvin; Archibald, Falco. Treinador:Keith Burkinshaw
Anderlecht: Munaron; Hofkens, Grun, De Greef, Olsen, De Groot; Arnesen (Gudjohnsen), Vercauteren, Scifo; Czerniatyniski (Brylle), Vandereycken. Treinador: Paul Van Himst
Golos: 0-1 (Czerniatyniski, aos 60m), 1-1 (Roberts, aos 84m) * Tottenham vence por 4-3 nas grandes penalidades
Em 1983/84 duas das três finais europeias foram decididas na lotaria das grandes penalidades. E em ambas a sorte sorriu às equipas inglesas. Depois do Liverpool ter conquistado em Roma a TCE foi a vez do Tottenham levar para Inglaterra a Taça UEFA desta época, graças a um épico triunfo sobre os vencedores deste troféu da temporada passada, o Anderlecht.
Vídeo: TOTTENHAM - ANDERLECHT
Melhor marcador:
Nyilasi (Áustria Viena): 9 golos
SUPERTAÇA EUROPEIA
Época 1983/84
Juventus (Itália) - Liverpool (Inglaterra): 2-0*
Data: 16 de Janeiro de 1985
Estádio: Comunale, em Turim (Itália)
Juventus: Luciano Bodini, Luciano Favero, Antonio Cabrini, Massimo Bonini, Sergio Brio, Gaetano Scirea, Massimo Briaschi, Marco Tardelli, Paolo Rossi, Michel Platini, Zbigniew Boniek. Treinador: Giovanni Trapattoni
Liverpool: Bruce Grobbelaar, Phil Neal, Alan Kennedy, Mark Lawrenson (Gary Gillespie, aos 46m), Steve Nicol, Alan Hansen, Paul Walsh, Ronnie Whelan, Ian Rush, Kevin MacDonald, John Wark. Treinador: Joe Fagan
Golos: 1-0 (Boniek, aos 39m), 2-0 (Boniek, aos 79m) * Devido à dificuldade de se encontrar uma data para a 2ª mão a UEFA decidiu que a Supertaça de 83/84 apenas seria jogada numa só mãoJuventus e Liverpool encontraram-se no ano de 1985 por duas ocasiões no curto espaço de 5 meses para duas decisões da UEFA. A primeira delas decorreu pacificamente em Turim naquela que foi a primeira vitória da Juve na Supertaça Europeia. A segunda, em Bruxelas, teve contornos de tragédia...
Vídeo: JUVENTUS - LIVERPOOL