quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Parabéns Campeão...







É com muita alegria que hoje abrimos as portas do Museu Virtual do Futebol para dar os parabéns a uma das grandes figuras do desporto rei de todos os tempos, de seu nome Paulo Futre. E digo com muita alegria porque Paulo Jorge dos Santos Futre (o nome completo) foi um dos meus ídolos da infância, um jogador que me maravilhou com os seus dribles e sprints de sonho que encantaram o Mundo da Bola.
Hoje, este ilustre mago do futebol lusitano completa 41anos de idade. Numa próxima ocasião faremos uma abordagem mais completa sobre a carreira desportiva deste eterno ídolo da extensa tribo futebolística.

Legendas das fotografias:

1- A equipa do FC Porto que venceu a Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1987, onde Paulo Futre (o primeiro jogador na fila de baixo a contar da direita) assumia o papel de "estrela da companhia".
2- Envergando a camisola do Atlético de Madrid, onde ainda hoje é tido como o maior jogador de todos os tempos do clube.
3- O "cromo" de Paulo Futre nos tempos em que actuou no calcio ao serviço da Reggiana .
4- Ao serviço da Selecção Nacional num jogo do Mundial do México em 1986.

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Catedrais Históricas (3)... Estádio Municipal de Braga

De regresso ao cantinho das Catedrais Históricas do Futebol Mundial (os grandes estádios), vamos hoje visitar uma verdadeira pérola da arquitectura moderna em termos de recintos desportivos. Falo do Estádio Municipal de Braga, uma obra contruída de raíz para acolher a fase final do Euro 2004, que como é sabido teve lugar em Portugal. Projectado pelos portugueses Eduardo Souto Moura (arquitecto) e Rui Furtado (engenheiro), este estádio é uma obra de uma beleza ímpar, que veio dar corpo ao Parque Urbano bracarense implantado na encosta do Monte Castro.
Com linhas arquitectónicas inovadoras, este estádio, com capacidade para 30 000 lugares, possui duas bancadas laterais, sendo os topos do recinto constituídos por duas encostas naturais (uma pedreira e um monte) que tornam este espaço belo e único no mundo (na minha modesta opinião). De tal modo belo e único que foi contemplado com o Prémio Secil em 2004 (Categoria Arquitectura), e em 2005 (Categoria Engenharia Civil), galardão que distingue de dois em dois anos pares e de dois em dois anos ímpares as mais significativas obras de Arquitectura e Engenharia realizadas nesse período.
O clube da Cidade, o Sporting Clube de Braga, é o seu utilizador desde o ano de inauguração, tendo sido lá realizados desde essa época todos os jogos do clube minhoto a contar quer para as competições nacionais quer para as internacionais. Neste último capítulo o Municipal de Braga já recebeu clubes como o Hearts de Edimburgo (Escócia), o Estrela Vermelha de Belgrado (Sérvia), o Chievo Verona, o Parma (ambos de Itália), o Sloven Liberec (República Checa) e o Grasshopers (Suíça), sendo que nenhum deles conseguiu levar de vencidos os arsenalistas no recinto.
Em termos de outros jogos importantes aqui disputados são de destacar dois encontros a contar para a fase final do Euro 2004, mais precisamente o Dinamarca-Bulgária (o qual eu assisti ao vivo) e o Holanda-Letónia, e ainda três encontros da fase final do Euro 2006 (em sub-21, o qual também teve lugar em Portugal), nomeadamente o Portugal-França, o Sérvia-França e o Holanda-França.