quarta-feira, novembro 22, 2006

Fernando Gomes... 50 anos de vida

Falar da história do FC Porto e não falar deste homem é ocultar uma grande parte da vida deste grande emblema nacional e internacional. Falamos de Fernando Gomes, o “matador”, o “goleador das Antas”, ou simplesmente... o “Bi-Bota”, um dos mais importantes e emblemáticos jogadores de todos os tempos do clube azul-e-branco que hoje completa meio século de vida. Gomes e FC Porto são dois nomes que estarão eternamente ligados um ou outro. Ninguém, decerto, esquecerá as gloriosas tardes e noites em que Gomes conduziu o “seu” FC Porto às grandes conquistas nacionais e internacionais. Foi ele o grande capitão na hora de celebrar inúmeros títulos nacionais (Campeonatos, Taças de Portugal e Supertaças de Portugal) e internacionais (Taça Intercontinental e Supertaça Europeia), erguendo os troféus que jamais sairão das memórias da família portista.
Ao serviço do FC Porto venceu por seis vezes o prémio (a Bola de Prata) de melhor marcador do Campeonato Nacional, e por duas ocasiões foi o “rei” dos goleadores europeus, tendo-lhe sido atribuidas em cada uma dessas ocasiões a Bota de Ouro. Talvez por isso ainda hoje seja internacionalmente conhecido como o “Bi-Bota”.
Mas foi também ao serviço da Selecção Nacional Portuguesa que Gomes brilhou a grande altura, tendo em 48 internacionalizações contabilizado 13 golos. Com as “quinas” ao peito esteve presente na grande campanha do Euro 1984 (França), na qual Portugal atingiu as meias-finais.
Para além do FC Porto Gomes representou ainda o Sporting de Gijón (Espanha) e o Sporting Clube de Portugal.
Como já dissemos, hoje este vulto do futebol lusitano faz 50 anos. Parabéns CAMPEÃO.